Outlander, uma série aclamada mundialmente, tem encantado seu público com a mescla de romance, viagem no tempo e elementos históricos da Escócia, Inglaterra, França e Estados Unidos. Com sete temporadas e uma oitava já confirmada – que será, infelizmente, a última – o drama, baseado nos livros de Diana Gabaldon, tem ganhado cara vez mais fãs.
Porém, como em qualquer produção, o que vemos na tela é apenas uma parte do que acontece. Os bastidores escondem histórias, momentos cômicos e até situações embaraçosas. Louise Saul, que atuou como figurante em diversas temporadas da série, compartilhou uma ocasião curiosa envolvendo Richard Rankin, o intérprete de Roger MacKenzie, durante as gravações da quarta temporada.
Um momento inesperado em Outlander
Durante a filmagem do episódio “Noiva Falsa”, Saul teve a oportunidade de presenciar um pequeno deslize de Rankin.
“Eu estava na primeira fila de uma cena em que o personagem Roger estava sentado no palco tocando canções de amor para Sophie Skelton [atriz de Brianna Fraser] em um festival nas montanhas”, escreveu ela no Popverse. “Richard esqueceu que estava usando um kilt quando se sentou, dando à primeira fila uma bela vista!“
Além desse episódio engraçado, Louise Saul destacou a atmosfera festiva das gravações, pois estava próximo ao Natal e muitos membros da equipe usavam roupas temáticas. Ela reforçou a gentileza do elenco e da equipe de Outlander e como os figurantes são valorizados na produção.
Salário baixo e condições extremas
Mas nem tudo são flores. Louise alertou que ser um figurante não é tão glamouroso quanto parece.
“A maioria das pessoas que trabalhavam como extras o faziam por diversão ou para complementar sua renda principal, já que o salário é muito baixo. Você também tem que trabalhar em todos os tipos de condições climáticas extremas. Um dia, no set, estava nevando e caiu para 5 graus Celsius negativos. Naquela ocasião em particular, muitas pessoas não se preocuparam em aparecer no dia seguinte, o que deixou a equipe lutando para encontrar substitutos de última hora, então ter extras que você sabe que são confiáveis faz com que o mesmo grupo seja convidado a voltar para mais cenas.”
O compromisso com a fidelidade histórica e o sigilo também é levado a sério em Outlander. Em uma ocasião, quando filmavam no centro de Glasgow, os figurantes eram cobertos com capas para evitar que os trajes fossem fotografados e causassem spoilers.
Enquanto aguardamos a segunda parte da sétima temporada, prevista para 2024, e nos preparamos para a despedida da série em sua oitava temporada, fica o lembrete de que, por trás de cada cena, há inúmeras histórias, esforços e momentos inesquecíveis que tornam Outlander tão especial.
Todos os episódios de Outlander estão dispníveis no Star+.