As emergências retratadas em 9-1-1: Lone Star muitas vezes se baseiam em eventos reais. Para a última temporada da série, a produção decidiu levar o caos a um novo nível com a ameaça de um asteroide prestes a atingir Austin, a capital do Texas.
Em entrevista ao TV Insider, o showrunner Rashad Raisani revelou que a ideia surgiu de um fenômeno que aconteceu na Sibéria, quando um meteorito explodiu na atmosfera, causando uma onda de choque que destruiu janelas em um raio de 60 quilômetros.
Segundo Raisani, esse conceito estava na lista de ideias da equipe há algum tempo, mas só agora eles sentiram que era o momento certo para usá-lo.
O produtor creditou os roteiristas James Leffler e Molly Green pelo conceito e explicou como a história foi construída a partir desse evento real:
“Eles sempre trazem essas ideias incríveis e de grande impacto, baseadas em acontecimentos reais. Há anos queriam fazer uma história sobre asteroides, inspirada no meteorito que caiu na Sibéria e causou uma onda de choque absurda. Pensamos: ‘Essa é a ideia certa’. Às vezes, a vida atinge você onde mais dói, quando menos se espera. Decidimos fazer isso em grande escala.”
A equipe de roteiristas pesquisou a fundo o evento para trazer o máximo de realismo possível ao impacto do asteroide na série.
“Pode parecer absurdo, mas queríamos fundamentar essa história na realidade do que aconteceu na Rússia, explorando como o meteoro atingiu a atmosfera, como se fragmentou e quais foram as consequências,” explicou Raisani.
Austin entra em pânico nos episódios finais da série
Poucas coisas causam tanto pânico quanto o aviso de um possível apocalipse. Na temporada final, os moradores de Austin recebem um alerta de emergência diretamente no celular, o que só intensifica o caos.
Segundo Raisani, esse detalhe foi proposital para refletir como as pessoas realmente reagiriam em um evento como esse:
“O telefone faz parte do nosso DNA, e queríamos que todos recebessem esse alerta de forma realista, como aconteceria no mundo real.”
O showrunner adiantou que o verdadeiro perigo não vem apenas do asteroide em si, mas das reações desesperadas das pessoas ao receberem a notícia.
“Nossos últimos episódios mostram o que acontece quando as pessoas acreditam que o fim do mundo está próximo,” disse Raisani, sugerindo que o pânico generalizado pode ser tão perigoso quanto o próprio impacto.
Embora Raisani tenha evitado revelar o local exato onde o asteroide cairá, ele garantiu que a escolha foi feita com base no pior cenário possível para Austin.
“Observamos a cidade real e pensamos: ‘Qual seria o pior lugar para algo assim acontecer?’ A partir daí, construímos o episódio de forma que nossa equipe de resgate estivesse no ponto mais perigoso possível,” comentou.
A temporada final de 9-1-1: Lone Star ainda não tem previsão de estreia no Brasil. Por enquanto, as quatro primeiras temporadas da série estão disponíveis no Disney+.