Nos últimos anos, a Disney tem feito muitos remakes de seus filmes clássicos de animação. Começando com Cinderela em 2015, o estúdio criou mais de uma dúzia de versões live-action de algumas de suas animações mais populares, cada uma atingindo diferentes graus de sucesso com o público.
Algumas dessas produções incluem A Bela e a Fera (2017), Mogli: O Menino Lobo (2016), Mulan (2020), Aladdin (2019) e, mais recentemente, A Pequena Sereia (2023), que estreia em maio. Em sua maioria, os filmes live-action focaram apenas nas histórias originais, embora outros, como Mulan, tenham mudado elementos cruciais dos contos animados.
Vários filmes de animação clássicos receberam sequências, incluindo Pequena Sereia 2, Pocahontas 2, Mulan 2 e vários outros. Aladdin (1992) recebeu várias sequências após seu lançamento inicial, levando muitos fãs a especular que a Disney acabaria explorando versões adicionais do live-action de 2019. No entanto, a ideia de uma continuação foi negada pelo próprio Aladdin.
O filme apresentou Will Smith como Gênio, Mena Massoud como Aladdin e Naomi Scott como Jasmine, e trouxe várias canções amadas, bem como uma original criada especificamente para a nova versão. A recepção dos fãs foi bastante positiva, mas mesmo com todo o suporte, uma sequência provavelmente não acontecerá, de acordo com o protagonista.
Um fã perguntou a Mena Massoud no Twitter: “Ainda teremos Aladdin 2?“. A resposta de Massoud foi surpreendente e decepcionante, pois ele afirmou: “Muito improvável a essa altura.“
Os comentários dos fãs no tweet do ator expressaram surpresa a desapontamento, com uma pessoa respondendo: “Droga, eu achei que Aladdin foi de longe o melhor remake live-action“. Um outro usuário teorizou que foi devido à controvérsia em torno de Will Smith dando um tapa em Chris Rock no Oscar de 2022.
Mena ainda não explicou por que uma sequência é improvável, embora a bruxa pareça estar solta na Disney com muitos adiamentos e cancelamentos.
Curiosamente, há menos de um mês o diretor Guy Ritchie expressou muito otimismo com a sequência, que também já estava com John Gatins e Andrea Berloff definidos como roteiristas.
Aladdin está no Disney+, enquanto Aladdin 2 ainda não tem previsão de lançamento.