Embora a Lucasfilm tenha começado a desvendar o que aconteceu entre os eventos de O Retorno de Jedi e O Despertar da Força, sabemos há algum tempo que a crença da Nova República de que o Império havia sido definitivamente derrotado é o que permitiu que a Primeira Ordem surgisse. [AVISO] Spoilers do 3ª episódio de Ahsoka a seguir.
Mais uma vez, pudemos ver as falhas desse governo em primeira mão no terceiro episódio de Ahsoka no Disney+, quando Hera Syndulla pediu ajuda para pôr fim ao possível retorno do Grande Almirante Thrawn.
Mon Mothma retorna em Ahsoka
Um rumor que surgiu em março foi finalmente confirmado, e a estrela de Andor, Genevieve O’Reilly, reprisa o papel de Mon Mothma como Chanceler em uma breve participação que comprova que ela agora lidera a Nova República.
Embora o nome de Thrawn cause medo nela e em um grupo de Senadores – incluindo Hamato Xiono de Star Wars: A Resistência, interpretado mais uma vez por Nelson Lee – eles decidem, em última instância, não desperdiçar recursos da Nova República no que é percebido como uma busca inútil de Hera por Ezra Bridger.
Não é surpresa que a Nova República tenha caído com base nessa revelação, e o retorno de Thrawn para criar a Primeira Ordem parece cada vez mais provável.
Jacen Syndulla em live-action
Em outro momento no episódio, finalmente conhecemos o jovem Jacen Syndulla. Filho de Hera e do falecido Cavaleiro Jedi Kanan Jarrus, ele de fato tem cabelos verdes (apesar de especulações de que isso poderia ter mudado com base em produtos recentes) e diz à sua mãe que quer se tornar um Jedi.
Atualmente, não há nada que sugira que o menino seja sensível à Força, mas parece que esse momento está construindo algo. Esperamos que ele não acabe treinando com Luke Skywalker, considerando o que aconteceu com seus alunos, não é? Falando sério, dado o quão poderoso Kanan era, seria surpreendente se Jacen não seguisse os passos de seu pai.
Os três primeiros episódios de Ahsoka já estão disponíveis no Disney+.