Após os especiais de 60 anos no ano passado, Doctor Who retornou no início deste ano com Ncuti Gatwa e Millie Gibson liderando a série. Nos bastidores, Russell T Davies, que reviveu a série em 2005 com grande sucesso, foi nomeado showrunner, e a BBC fez um acordo com o Disney+ para dar ao programa um grande aumento de orçamento e levá-lo ao seu maior público até agora.
Infelizmente, parece que o investimento não se pagou. O Deadline mergulhou fundo no desempenho de Doctor Who desde seu retorno às nossas telas em maio com 8 novos episódios e afirma: “Já se ouvem rumores de que pode não durar além de suas duas primeiras temporadas nos círculos de TV internacionais.”
Uma fonte próxima à produção acredita que “o futuro já está em jogo.” Há até rumores de que o acordo BBC/Disney+ não será renovado após a segunda temporada, sugerindo que Doctor Who poderá ser cancelado (novamente) ou forçado a voltar a ser uma produção de orçamento mais baixo com público limitado ao Reino Unido.
A Disney teve uma quantidade considerável de entrada criativa na nova série, embora não esteja claro se isso se estende aos temas “politicamente corretos” e ao elenco, que se acredita ter prejudicado a audiência. Ironia do destino, um dos episódios mais bem avaliados deste relançamento abordou o tema do racismo.
Embora a Disney não divulgue números de audiência, o programa alcançou o sétimo lugar na lista das séries mais demandadas do streamer nos EUA. No entanto, considerando seu orçamento e uma campanha de marketing cara, os números nos Estados Unidos são considerados “decepcionantes” e “ok, mas não estelares”.
Naturalmente, Doctor Who sempre teve uma audiência maior no Reino Unido, mas as perspectivas lá também não são muito animadoras. Seu lançamento ficou bem atrás do último episódio de Jodie Whittaker, com a série inteira tendo uma média de 1,5 milhão de espectadores a menos por episódio em comparação com seu tempo no TARDIS.
A BBC afirma estar feliz com os números de streaming em seu iPlayer, divulgando pelo menos 65 milhões de streams em 2024.
“As audiências são um problema,” uma fonte disse ao jornal. “Eles podem falar o quanto quiserem sobre os espectadores jovens, mas ainda estão abaixo dos especiais e abaixo da série de Jodie Whittake. Imagino que conversas sérias estejam acontecendo. A Disney vai querer ver resultados.”
Possíveis Mudanças em Doctor Who
A Casa do Mickey deve intervir assim que o spin-off The War Between the Land and the Sea terminar, e uma decisão deve ser tomada rapidamente. Uma fonte do Deadline acredita que o final da segunda temporada foi filmado de uma maneira que permita a Gatwa deixar a série, sugerindo que outra grande reformulação criativa possa ocorrer. A perspectiva de o Disney+ se separar da BBC e de Doctor Who foi descrita como um “desastre”.
Onde deu errado para a série? Muitos fãs têm questionado as decisões criativas de Davies e a falta de vilões clássicos. Enquanto isso, Gatwa mal apareceu em dois dos oito episódios (devido a conflitos de agenda com Sex Education), o que também fez pouco para ajudar a estabelecê-lo como o Doutor para novos e antigos espectadores.
Só o tempo dirá se Doctor Who ainda tem futuro no Disney+, mas as perspectivas não são boas.