Nos últimos anos, o fenômeno dos “fãs tóxicos” tem se tornado um problema crescente para os estúdios, com um número cada vez maior de pessoas utilizando as redes sociais para expressar críticas intensas e até agressivas em relação a filmes ou séries que acompanham. Essa paixão, embora legítima, muitas vezes ultrapassa limites, resultando em práticas como “review bombing” e até em insultos além dos limites contra atores e diretores.
Embora haja uma percepção de que os grandes estúdios de Hollywood não prestam muita atenção a esse tipo de reação, um novo relatório da Variety revela o contrário. Os estúdios têm levado essas críticas a sério e estão desenvolvendo novas estratégias para lidar com elas.
“Isso faz parte do jogo, mas ficou extremamente barulhento nos últimos anos”, comentou um executivo veterano de marketing de um grande estúdio. “As pessoas estão com sede de vingança. Elas acreditam que a versão original nunca será superada, ou que mexemos em algo sagrado no cânone de uma franquia querida, e vão nos atacar por isso.”
Grupos de super fãs para avaliar campanhas
Como resposta a essa negatividade, alguns estúdios de Hollywood (nenhum foi mencionado especificamente, mas é provável que Lucasfilm seja um deles) estão formando “grupos de super fãs” para avaliar materiais de marketing de grandes franquias.
Esses grupos ajudam a prever possíveis reações negativas e oferecem feedback sobre o que pode funcionar ou não entre os fãs mais devotos.
“Eles são muito diretos”, diz o executivo. “Eles nos dizem: ‘Se vocês fizerem isso, os fãs vão retaliar.’ Se o filme ainda estiver em produção, temos a chance de fazer ajustes.”
Preparação nas redes sociais
Além disso, os estúdios estão colocando seus atores em “campanhas de treinamento” para as redes sociais, preparando-os para lidar com possíveis reações adversas.
Em casos mais extremos, quando sentem que um personagem está “desafiando intencionalmente o status quo de uma franquia”, os estúdios chegam a assumir o controle das contas de redes sociais dos atores para evitar que sofram ataques diretos.
Empresas de segurança também estão sendo contratadas para remover informações pessoais de atores da internet, protegendo-os de práticas como “doxxing” (exposição de dados pessoais).
É uma boa ideia?
Proteger os atores de abusos online é uma iniciativa admirável, mas alterar um projeto com base em previsões de um grupo de fãs pode ser arriscado.
Como o próprio relatório sugere, sempre haverá uma dose de negatividade associada a qualquer grande franquia. Nunca será possível agradar a todos, e, por isso, muitos acreditam que os estúdios deveriam confiar mais nos profissionais criativos contratados para desenvolver esses projetos, respeitando o material original sem ceder a mudanças desnecessárias.
Fonte: Variety