Quentin Tarantino, aclamado cineasta reconhecido por seu estilo único e sangrento de contar histórias, revelou que considerou transformar Bastardos Inglórios em uma minissérie.
Este projeto, que acabou se tornando um épico de Segunda Guerra Mundial repleto de personagens interessantes, drama, humor e ação, poderia ter sido muito diferente.
Em uma entrevista com o USA Today, Tarantino admitiu que, embora fosse um dos seus melhores trabalhos escritos, ele tinha dificuldade em encontrar um final adequado para Bastardos Inglórios.
“Havia tantas narrativas em jogo que mal consigo imaginar tentar finalizá-las todas de maneira satisfatória“, disse Tarantino. Ele revelou mais tarde, em um episódio da série documental The Director’s Chair de Robert Rodriguez, que chegou a considerar transformar o filme em uma minissérie.
Como Bastardos Inglórios quase se tornou uma série
O filme acompanha duas iniciativas distintas para assassinar o maior número possível nazistas, lideradas pelo Tenente Aldo Raine, líder dos Bastardos, e Shoshanna Dreyfus, a jovem judia que foge no início do filme.
Várias outras histórias correm paralelas a essas tramas principais, incluindo a do britânico Archie Hicox e os sinistros planos do Oficial Hans Landa, magistralmente interpretado por Christoph Waltz.
Tarantino falou sobre seu processo criativo: “Depois de Jackie Brown, coloquei Kill Bill de lado e comecei a escrever Bastardos Inglórios. Tornou-se um processo interminável porque as pessoas pensavam que eu estava passando por um bloqueio de escritor, mas eu estava passando pelo oposto eu não conseguia parar de escrever“.
Ele então compartilhou como uma conversa com o diretor e produtor Luc Besson o levou a tentar transformar o projeto em um filme mais uma vez.
“Minha ideia na época, porque era tão grande e difícil de manejar, era fazê-lo como uma minissérie, e era realmente isso que eu estava planejando fazer. Luc disse: ‘Nossa, não sei’. Então perguntei a ele: ‘Por quê?’ E ele disse: ‘Bem, você é um dos poucos diretores que eu realmente gosto de sair de casa e ir ver seus filmes nos cinemas. E agora você está me dizendo que terei que esperar anos para fazer isso. isso? Estou um pouco decepcionado’“.
Tarantino continuou: “Filhos da mãe, eles dizem alguma coisa… e então você não consegue esquecer. E isso ficou na minha cabeça. Então eu disse: ‘Deixe-me tentar transformar isso em um filme mais uma vez“.
A decisão final
Finalmente, Tarantino ajustou a história de Bastardos Inglórios em um filme de duas horas e meia, que prende o público do início ao fim com seus diálogos extremamente tensos e muitas vezes hilários.
Embora a ideia de uma minissérie pudesse ter sido interessante, especialmente considerando o sucesso de produções da Segunda Guerra Mundial como Band of Brothers e O Pacífico na década de 2000, felizmente, ele escolheu outro caminho.
No final, o filme se tornou um enorme sucesso de bilheteria e recebeu diversos prêmios, incluindo oito indicações no Oscar, vencendo na categoria Melhor Ator Coadjuvante com a atuação sempre elogiada de Christoph Waltz.
Sinopse oficial de Bastardos Inglórios
Durante a Segunda Guerra Mundial, na França invadida pelos nazistas, um grupo de soldados americanos de sangue judeu, conhecido como ‘The Basterds’ (Os Bastardos), é selecionado para espalhar medo para aqueles que impuseram as duras regras do Terceiro Reich. A missão do grupo é escalpelar e exterminar brutalmente os nazistas, sem medir consequências. Dirigido por Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios remonta o intempestivo período do nazismo alemão sob o ponto de vista de um grupo de soldados um pouco diferente dos demais.
Bastardos Inglórios está disponível na Netflix.