O Star+ adicionou hoje ao seu catálogo o novo documentário Primeira Dama: A História de Lady Bird Johnson, que explora a vida de Claudia Alta Taylor Johnson, conhecida como Lady Bird, ex-primeira-dama dos Estados Unidos entre 1963 e 1969. O filme oferece uma visão íntima e detalhada da esposa do ex-presidente Lyndon B. Johnson e destaca a importância de Lady Bird na política norte-americana, utilizando 123 horas de diários pessoais em áudio que ela gravou durante o mandato de seu marido. Essas gravações não só revelam Lady Bird como uma observadora atenta, mas também como uma estrategista política experiente.
O papel crucial de Lady Bird na presidência de LBJ
Primeira Dama: A História de Lady Bird Johnson leva os espectadores aos bastidores de um dos períodos mais tumultuados e significativos da história moderna dos Estados Unidos. O documentário cobre desde o assassinato de John F. Kennedy, após o qual Lyndon B. Johnson assumiu a presidência, até o final do seu mandato. O filme é baseado na aclamada biografia de Julia E. Sweig, Lady Bird Johnson: Hiding in Plain Sight, e no podcast In Plain Sight: Lady Bird Johnson, da ABC Audio.
Dirigido e produzido pela premiada cineasta Dawn Porter, conhecida por trabalhos como Trapped, Gideon’s Army e Bobby Kennedy para President, e produzido por Kim Reynolds, Primeira Dama: A História de Lady Bird Johnson lança uma nova luz sobre a ex-primeira-dama. Porter enfatizou as contribuições de Lady Bird como uma estrategista cultural e política experiente, que assessorou Lyndon B. Johnson durante algumas de suas decisões mais difíceis na Casa Branca.
Em suas palavras para a Motion Picture Association, Porter expressou seu desejo de permitir que Lady Bird contasse sua própria história, sem intervenção de terceiros: “Eu queria deixar que ela contasse a história sem ninguém para falar por ela”. Porter também destacou o desafio de encontrar imagens de arquivo suficientes, revelando que muitas vezes a presença de Lady Bird era ignorada ou não identificada nos eventos históricos. Esse fato fortaleceu a decisão da documentarista de dar voz à ex-primeira-dama, uma figura frequentemente envolvida, mas apagada da história.
Primeira Dama: A História de Lady Bird Johnson já está disponível no Star+.