A exigência de Robert Downey Jr. que garantiu Gwyneth Paltrow nos filmes da Marvel

Tony-Stark-e-Pepper-Potts A exigência de Robert Downey Jr. que garantiu Gwyneth Paltrow nos filmes da Marvel

Gwyneth Paltrow, a Pepper Potts do MCU, teve um papel marcante no filme Os Vingadores de 2012, dirigido por Joss Whedon. Este foi um ponto de convergência para personagens de cinco filmes anteriores do MCU, criando uma equipe independente e poderosa.

Já familiar ao público por suas atuações nos filmes de Homem de Ferro, Paltrow trouxe à vida a personagem que inicialmente se destacou pela relação profissional tempestuosa com Tony Stark (Robert Downey Jr.).

No primeiro Homem de Ferro, dirigido por Jon Favreau, Pepper Potts aparece como uma assistente pessoal eficiente e, muitas vezes, ressentida das excentricidades de Stark.

Com seu comportamento e estilo de vida extravagante, Tony Stark passa por uma evolução ao longo da trilogia, transformando-se de um playboy arrogante em um super-herói com um forte senso de justiça.

Este desenvolvimento é refletido na relação entre Tony e Pepper, que se torna cada vez mais próxima e pessoal, culminando em um relacionamento amoroso em Os Vingadores.

A relação entre Tony e Pepper em Os Vingadores foi uma exigência direta de Downey Jr. Ele teria expressado a Joss Whedon, conforme sua entrevista de 2012 no Los Angeles Times, o desejo de que o Homem de Ferro demonstrasse um crescimento de caráter na trama.

Downey Jr. gostava do diálogo sagaz e da atitude despreocupada de seu personagem, mas também via a necessidade de uma maturidade adicional, incluindo a capacidade de manter um relacionamento adulto e romântico.

A decisão criativa por trás da história

Pepper-Potts-e-Homem-de-Ferro A exigência de Robert Downey Jr. que garantiu Gwyneth Paltrow nos filmes da Marvel

O enredo de Os Vingadores foi concebido por Whedon e pelo roteirista veterano de super-heróis de Hollywood, Zak Penn, com Downey Jr. tendo uma voz ativa na representação de seu personagem.

Sua influência foi considerada indispensável, dada a popularidade e o sucesso dos primeiros filmes de Homem de Ferro, atribuídos em grande parte ao carisma e ao humor de Downey Jr.

Quando ele insistiu na inclusão de Paltrow em Os Vingadores para mostrar um Stark em um relacionamento saudável, os diretores concordaram.

Whedon explicou que a participação de Pepper era realmente algo que Downey Jr. defendia com entusiasmo.

“Pepper… isso foi realmente coisa de Robert. Ele pressionou muito. Ele realmente pensou que Gwyneth traria algo ótimo para o projeto, e todos nós pensamos assim também, mas foi ele quem a convenceu a vir e participar. Ele não queria ser um cara louco sozinho, ele queria ser um cara louco em um relacionamento.”

A discrição de Gwyneth Paltrow

Curiosamente, devido ao sigilo em torno de um blockbuster do calibre de Os Vingadores, há poucas entrevistas da época em que Paltrow pôde expressar suas opiniões sobre o papel que desempenhou.

Ela manteve sua participação no filme relativamente secreta, chegando a dizer que apenas “possivelmente” apareceria em Os Vingadores. Anos mais tarde, Paltrow admitiu que nunca assistiu ao filme e esqueceu que havia participado de Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

A presença de Pepper Potts em Os Vingadores foi claramente uma exigência de Robert Downey Jr., e Whedon estava disposto a atender.

Por outro lado, Gwyneth Paltrow mostrou-se indiferente quanto à sua inclusão no filme.

Todos os filmes do Homem de Ferro e dos Vingadores estão disponíveis no Disney+.

Deixe um comentário