A Disney, através de sua subsidiária FX, anunciou a produção de uma nova minissérie intitulada Say Nothing (Não Diga Nada, em tradução livre). Baseada no aclamado livro homônimo de Patrick Radden Keefe, a trama de nove episódios promete mergulhar fundo no turbulento período conhecido como o Conflito na Irlanda do Norte, também referido como The Troubles.
O ponto de partida da série é o chocante desaparecimento de Jean McConville, uma mãe solteira de dez filhos, sequestrada de sua casa em 1972 e nunca mais vista viva. A trágica história de McConville, porém, é apenas uma entre muitas outras que ficaram conhecidas coletivamente como The Disappeared (Os Desaparecidos).
Um cenário de extremos
Não Diga Nada explora as vidas de membros importantes do IRA, o Exército Republicano Irlandês. Entre eles estão as irmãs Dolours e Marian Price, figuras emblemáticas da política radical, Brendan Hughes, um estrategista militar de fala mansa mas conflituoso, e Gerry Adams, um habilidoso operador político que negociou a paz mas negou seu envolvimento com o IRA.
A série pretende desvendar os extremos aos quais algumas pessoas chegam em movimentos de direitos civis, a misteriosa história por trás dos The Disappeared, o custo do silêncio e como a sociedade se reconstrói – ou não – após um longo e sangrento conflito.
Elenco e produção
A série contará com Lola Petticrew, Hazel Doupe, Anthony Boyle, Josh Finan e Maxine Peake, prometendo trazer à vida a complexidade dos personagens com intensidade. Say Nothing é uma produção do FX Productions, com Nina Jacobson e Brad Simpson’s Color Force na produção executiva. Além disso, Patrick Radden Keefe, autor do livro, e Josh Zetumer, que atuará como showrunner, juntamente com Michael Lennox, que também dirigirá, completam o time de produção.
Uma visão diferente sobre um período histórico conturbado
A sinopse do livro Não Diga Nada aborda não apenas o sequestro de Jean McConville, mas também as consequências de um conflito que deixou marcas profundas na sociedade. O livro e, por extensão, a série, propõem um mergulho em uma sociedade atormentada por uma guerra violenta, cujas consequências ainda não foram totalmente compreendidas ou resolvidas.
O conflito não só marcou as vítimas diretas, como os filhos de McConville, mas também membros do IRA, que se viram questionando se seus atos eram justificáveis como estratégias de guerra ou meros assassinatos.
A série Não Diga Nada promete lançar luz sobre o comportamento humano em um dos períodos mais sombrios e complexos da história recente, convidando o público a refletir sobre as repercussões de ações e decisões, tanto individuais quanto coletivas, em um cenário de turbulência política e social.
Say Nothing ainda não tem data prevista de estreia. Atualização: A data de lançamento foi definida para 14 de novembro de 2024.