O documentário Bobi Wine: The People’s President (Bobi Wine: O Presidente do Povo, em tradução livre), indicado ao Oscar 2024, vai desembarcar na plataforma Star+ no dia 16 de fevereiro, trazendo a impactante trajetória de Bobi Wine, músico transformado em líder da oposição em Uganda. A produção, que está na corrida pelo prêmio de Melhor Documentário da Academia, é uma obra dos diretores Moses Bwayo e Christopher Sharp, com produção de Christopher Sharp e John Battsek, duas vezes vencedor do Oscar.
O documentário da National Geographic acompanha a jornada de Bobi Wine, que surgiu dos guetos de Kampala para se tornar um dos maiores talentos musicais de Uganda. Em um contexto marcado pela violência, corrupção e injustiças do regime implacável de Yoweri Museveni, Bobi se coloca como líder da oposição nas controversas eleições presidenciais de 2021.
O filme retrata como Bobi Wine usa sua música não apenas para entreter, mas como uma ferramenta de protesto contra o regime ditatorial, abraçando a missão de sua vida de lutar pelos oprimidos e pessoas sem voz de Uganda. Ao desafiar a polícia e o exército corruptos do país, que usam de violência e tortura para tentar intimidar e silenciar Bobi e seus apoiadores, ele coloca em risco não só a sua vida, mas também a de sua esposa, Barbie, e de seus filhos.
A narrativa de Bobi Wine: The People’s President promete capturar a atenção dos assinantesdo Star+, mostrando a luta contínua pela liberdade e justiça em um dos cenários políticos mais desafiadores do mundo. Uma história de coragem, música e resistência que vai muito além das fronteiras de Uganda.
Vale lembrar que, a partir do segundo semestre de 2024, o Star+ será encerrado e seus filmes e séries serão migrados para o Disney+, que passará a ter um catálago quase duas vezes maior, incluindo a programação ao vivo da ESPN.
Trailer oficial
Bobi Wine: The People’s President estreia no Star+ em 16 de fevereiro de 2024.