A Disney está avaliando adicionar novas experiências de compras e jogos à plataforma Disney+, criando novas oportunidades para anunciantes se engajarem com o público.
Rita Ferro, presidente de Vendas de Publicidade da Disney, mencionou para a Variety que “a experiência publicitária em plataformas AVOD (vídeo sob demanda com publicidade) é um lugar importante para estar envolvido“. A empresa planeja revelar “o próximo nível de inovações publicitárias” durante uma apresentação em Las Vegas, em 10 de janeiro, durante a conferência anual CES (Consumer Electronic Show).
Com a crescente competição por verba publicitária em streaming, a Amazon espera lançar uma nova camada com publicidade no Prime Video em 2024, e a Netflix planeja novas ofertas incluindo o uso de códigos QR e patrocínios ligados a títulos específicos.
De acordo com Rita Ferro, desde o lançamento da versão com publicidade do Disney+ no ano passado nos Estados Unidos, a base de clientes da Disney se expandiu rapidamente, com um aumento de 35% no tempo gasto no serviço desde o início de 2023. A opção com publicidade foi lançada no Canadá e Europa em 1º de novembro, oferecendo novas opções de preços em 10 novos mercados.
A concorrência pelos anunciantes
Para vencer a batalha pelos anúncios em streaming, as empresas de mídia precisam demonstrar que podem entregar os números de visualizações que os grandes anunciantes exigem. O lançamento recente nos EUA de um novo hub que permite aos assinantes do Disney+ assistir a séries e filmes do Hulu em um único aplicativo é esperado para “impulsionar ainda mais o engajamento”, segundo Rita Ferro.
A empresa tem oferecido novas oportunidades para anunciantes, com a possibilidade de propagandas de 15 a 90 segundos de duração. A Disney também começou a oferecer pacotes de conteúdo sazonais para patrocínios, como um pacote conectado às festas de fim de ano que esgotou em apenas um mês no mercado.
A adição de jogos ao Disney+ seria uma grande novidade, embora não seja a primeira vez, visto que a Netflix já oferece uma seleção de agumas dezenas de games em sua plataforma. Ao longo das últimas décadas, a Disney esteve por trás de uma variedade de jogos para dispositivos móveis e de TV, com parcerias com diferentes desenvolvedores, incluindo a gigante Apple através do novo headset de realidade virtual Vision Pro, embora o alcance desse dispositivo vá muito além dos games.
Essa estratégia parece alinhar-se à visão do ex-CEO da Disney, Bob Chapek, de usar o Disney+ como seu Metaverso. Oferecer mais valor pelo dinheiro dos assinantes se tornará ainda mais importante à medida que as pessoas começarem a reduzir o número de plataformas a que estão inscritas. Com benefícios extras, isso ajudará a manter os usuários mais engajados, agregar valor e gerar receita adicional com publicidade.
Espera-se que mais detalhes sobre esses planos sejam revelados em janeiro durante a Consumer Electronic Show em Las Vegas.