Edgar Wright foi escolhido para escrever e dirigir Homem-Formiga em 2006, mas enquanto ele finalizava a trilogia Sangue e Sorvete (Cornetto), o Universo Cinematográfico da Marvel mudou drasticamente. O que era inicialmente um filme de super-herói independente agora precisava se encaixar em uma narrativa muito maior, e Wright não ficou satisfeito quando seu roteiro foi revisado por escritores do estúdio.
Antes de deixar o projeto por “diferenças criativas”, Wright gravou filmagens de teste que foram exibidas na Comic-Con e até escalou Paul Rudd para interpretar Scott Lang.
Algumas ideias de Wright e do roteirista Joe Cornish chegaram ao filme lançado em 2015, mas Rudd e Adam McKay trabalharam no roteiro, adicionando piadas diferentes, aquela retrospectiva inicial da S.H.I.E.L.D. e um papel maior para Hope Van Dyne.
Detalhes dos planos de Wright para Homem-Formiga
Recentemente, o diretor de Scott Pilgrim Contra o Mundo respondeu a algumas perguntas de fãs no Instagram e revelou novos detalhes sobre seus planos para Homem-Formiga.
Confirmando que a única participação especial de um personagem do MCU que teríamos visto estava prevista para o final do filme, Wright disse que seu Scott Lang era um criminoso de verdade, ao invés de alguém que foi para a prisão apenas por tentar fazer o que era certo ao expor seu ex-empregador corrupto.
“Tendo assinado um acordo de confidencialidade quando saí, não há muito que eu possa dizer“, começou o cineasta. “Acho que as maiores (com o perdão do trocadilho) diferenças no nosso roteiro eram que ele era autocontido e não tinha participações de outros personagens do MCU (exceto uma insinuação no final), e era muito mais um filme de roubo, com assaltos interligados ao longo da trama, um pouco como Os Quatro Picaretas de Donald Westlake.“
“Acho que a diferença crucial também era que (como nos quadrinhos originais) Scott Lang era um criminoso real no início do filme e não já um cara 100% bom. Sentimos que era um arco de redenção mais satisfatório se ele passasse de criminoso a herói. Há muito mais a dizer, mas não posso por razões legais!“
Como Homem-Formiga poderia ter sido
Homem-Formiga foi divertido, mas essa revelação certamente vai deixar muita gente curiosa para saber como seria essa versão do filme. Peyton Reed fez um bom trabalho, mas se Homem-Formiga e a Vespa e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania provaram alguma coisa, é que as melhores partes do primeiro filme provavelmente vieram do roteiro de Wright e Cornish.
Todos os filmes do Homem-Formiga estão disponíveis no Disney+.