Desde que a segunda temporada de Loki terminou na última quinta-feira, os fãs ficaram com muitas informações para discutir. Dada a natureza ambígua das ações do asgardiano e o fato de Aquele Que Permanece ter feito um retorno inesperado como o mentor de praticamente tudo o que vimos nesse segundo conjunto de episódios, não é de se admirar que haja alguma confusão sobre o desfecho da série do Disney+.
Em entrevista com o Deadline, o roteirista-chefe de Loki, Eric Martin, tentou esclarecer o que vimos nos momentos finais. Em sua nova posição que a Marvel Studios oficialmente chamou de “Deus Loki”, o irmão de Thor destruiu o Tear Temporal, pegou todas as ramificações e as manteve em seu poder em um trono onde antes ficava a Cidadela no Fim dos Tempos.
“Entrando na segunda temporada, parecia uma oportunidade de trazer gravidade à série para subir de nível, porque marchamos até a linha e chegamos ao homem por trás da cortina e os riscos ficaram extremamente altos no final da temporada. Vamos continuar subindo. Vamos continuar construindo isso“, explicou Martin. “A ideia era sempre que Loki finalmente conseguiria seu trono quando fosse a última coisa que ele queria.”
“E como Atlas, ele está sobrecarregado com esse propósito e seu propósito é manter todo o tempo unido. Ele substituiu o Tear. Ele se tornou tão poderoso que sozinho pode manter o tempo unido.”
Com essa explicação oficial, “Deus Loki” faz muito mais sentido agora. Isso, no entanto, significa que Loki permanecerá dentro do Multiverso em forma de árvore por um futuro previsível.
A jornada árdua de Loki
Martin também explicou por que Loki precisava passar por uma jornada tão difícil antes de poder restaurar o Multiverso. “Quanto mais difícil a jornada, mais valiosa a vitória“, disse ele. “A conclusão é mais satisfatória. Eu queria levar Loki por 30 milhas de estrada difícil, vamos tornar isso difícil.”
“Porque se vamos elevá-lo a ser esse Deus com D maiúsculo, ele tem que merecer isso. Isso tem que ser realmente plausível na maneira como ele agora é incrivelmente conhecedor, incrivelmente poderoso“, continuou Martin. “Mas o que o tempo nos dá a todos é sabedoria. Ele agora é incrivelmente sábio. Ele viveu muito. Parecia absolutamente necessário passá-lo por esse espremedor por causa de tudo isso.”
O que aconteceu com Brad Wolfe/X-5?
Na mesma entrevista, o produtor executivo Kevin Wright preferiu não entrar em detalhes sobre o que virá a seguir. No entanto, o diretor Aaron Moorhead pelo menos esclareceu o que aconteceu com Brad Wolfe/X-5, personagem de Rafael Casal.
Quando o vimos pela última vez, ele foi forçado a assistir uma das cenas mais brutais da série, quando a Juíza Renslayer e a Senhorita Minutos esmagaram seus colegas agentes da AVT. No final das contas, Ravonna foi parar no Vazio na companhia nada agradável de Alioth, enquanto a mascote da AVT foi reiniciada.
Quanto a Brad, Aaron explicou: “Se você notar, na cena em que estão reiniciando a Senhorita Minutos e descobrindo se ela é uma IA perigosa, Mobius está meio congelado com sua xícara de café preocupado com algo. Se você olhar em sua mesa, sob o arquivo, você verá que há uma revista de jet ski com Brad Wolfe“, revelou o cineasta. “Você percebe que isso é o que realmente aconteceu com Brad.”
As duas temporadas completas de Loki estão no Disney+.