Com o fim oficial da greve dos atores e atrizes nos EUA, as maiores estrelas de Hollywood finalmente podem promover e divulgar seus últimos projetos. Não demorou muito para Tom Hiddleston aparecer no The Tonight Show com Jimmy Fallon para falar a respeito do emocionante final da segunda temporada de Loki.
Houve muito debate sobre o final da temporada, mas finalmente ouvimos do próprio protagonista da série. Sem dar spoilers, Hiddleston explicou como ele não só concluiu a série, mas também 14 anos de sua vida, possivelmente encerrando a jornada do personagem no MCU.
“É a conclusão da segunda temporada. É também a conclusão das temporadas um e dois. É a conclusão de seis filmes e 12 episódios e 14 anos da minha vida. Eu tinha 29 anos quando fui escalado, agora tenho 42. Foi uma jornada“, explicou Hiddleston.
Refletindo sobre a jornada de Loki
Abordando os eventos do episódio final, Hiddleston detalhou como ele remete à versão inicial de seu personagem vista pela primeira vez no filme Os Vingadores.
“Eu acho que no final há ecos e ressonâncias de todas as versões de Loki que eu interpretei. E eu acho, sem revelar, que o episódio é chamado de ‘Glorioso Propósito’. Se você se lembra no primeiro filme dos Vingadores, Loki desce à Terra. Olha diretamente para Sam Jackson, como Nick Fury, e eu digo, ‘Eu sou Loki de Asgard. Estou sobrecarregado com um glorioso propósito.’ E ele é arrogante, hubrístico, intitulado e inchado, e ele vai dominar o mundo.“
Após apontar que a jornada real de Loki não é “tão gloriosa”, ele mergulhou na premissa da série do Disney+ e no que tornou o projeto tão empolgante para ele.
“No início da primeira temporada, Mobius, interpretado por Owen Wilson, o melhor de todos, basicamente mostra a Loki que o glorioso propósito era uma falácia e ele tem uma segunda chance. E isso, eu acho, foi a coisa mais emocionante sobre esta série, foi ver Loki tentar repensar e redescobrir esse senso de propósito, com o qual todos nós podemos nos relacionar. Acho que todos nós nos perguntamos se estamos no comando da nossa própria história, se um leopardo pode mudar suas manchas? Temos algum livre arbítrio? E ao exercer o seu livre arbítrio, você faz escolhas na sua própria vida, seja um café preto ou um latte ou um cappuccino. Isso é uma escolha. Quero dizer, é uma pequena escolha. Cada escolha que você faz soma-se à imagem da sua vida e essas escolhas informam seu propósito e eu acho que todos nós, como pessoas, queremos vidas felizes, mas também queremos vidas com um propósito. E é realmente sobre isso que o programa está falando.“
A conversa então prosseguiu para discussões sobre teorias de fãs e conspirações em relação ao final da segunda temporada e projetos futuros do MCU, incluindo suas possíveis ligações com o filme recém-lançado As Marvels, bem como Deadpool 3, único filme da Marvel marcado para 2024.
Muitas das teorias envolvem a volta de Loki em projetos futuros do MCU, especulação que ainda não foi confirmada pela Marvel. O final da segunda temporada de Loki aparentemente colocou um ponto final no arco do personagem e houve um senso de finalidade na história. Os roteiristas da série já confirmaram que não há planos para uma terceira temporada, mas isso não descarta Hiddleston retornando para um futuro filme.
Agora há infinitas direções que a Marvel pode seguir com o personagem, se assim desejar, inclusive usar o novo status de Loki como o Deus do Tempo para reviver heróis que já morreram, incluindo o Homem de Ferro de Robert Downey Jr. e a Viúva Negra de Scarlett Johansson.
Todos os episódios de Loki estão disponíveis no Disney+.