A franquia Star Wars tem obtido um enorme sucesso no Disney+ nos últimos anos, mas se os filmes que Kathleen Kennedy anunciou não derem certo, este pode muito bem ser o fim de seu mandato como Presidente da Lucasfilm.
A trilogia sequencial dividiu opiniões, com muitos argumentando que não tiveram um final satisfatório para a Saga Skywalker. Outra parte de público apontou inconsistências e furos no enredo, mas melhor maneira de consertar isso seria refazendo tudo desde o início?
Matthew Vaughn, diretor de Kick-Ass: Quebrando Tudo, X-Men: Primeira Classe e da franquia Kingsman, acredita que sim. Questionado no podcast Happy Sad Confused se seria difícil recusar um filme de Star Wars nesta fase de sua carreira, ele respondeu:
“Agora, nem tanto. Para mim, fazer um filme de Star Wars é brincar com os personagens que eu amo. Se me dissessem para fazer um reboot Star Wars e realmente ter Luke Skywalker, Solo e Vader e fazer a minha versão disso. Todo mundo diria ‘você é um idiota por tentar’, mas isso me animaria.”
O diretor comparou Star Wars a outras grandes franquias
“Por que os personagens de Star Wars são tão sagrados que desde 1977 você não pode refazê-los para um novo público?“, Vaughn perguntou, comparando a franquia a James Bond, uma série de filmes que várias vezes escolheu novos protagonistas com novas equipes criativas.
“Star Wars é a família Skywalker e é aí que acho que eles erraram. Eles esqueceram. Eles foram brilhantes na TV, mas precisam de um novo filme épico. É isso que eu faria [um reboot]. Todo mundo vai ficar louco, mas vamos lá“, Vaughn acrescentou. “Se você quer uma nova geração, faça o filme para eles. A geração antiga, espero que você faça bem o suficiente para que eles gostem.”
Muitas franquias foram reiniciadas ao longo dos anos e ver o que um cineasta diferente faria com a história originalmente contada por George Lucas pode ser fascinante… ou desastroso.
A Lucasfilm já substituiu rostos antigos com novos atores em alguns projetos (Han Solo: Uma História Star Wars) e os rejuvenesceu digitalmente em outros (The Mandalorian). Mesmo que não estejamos falando de um reboot completo que comece recontando Uma Nova Esperança, a ideia de uma nova história pode pode ser atraente, especialmente para os fãs mais recentes e menos apegados à trilogia original.
Todos os filmes, curtas e séries Star Wars estão no Disney+.