A aclamada atriz Mary Elizabeth Winstead, uma das estrelas de Ahsoka no Disney+, trouxe à vida Hera Syndulla, a piloto Twi’lek de Star Wars Rebels, que posteriormente se tornou uma General da Nova República e mãe do jovem sensível à Força Jacen Syndulla. Mas sua transformação para assumir essa icônica personagem de Star Wars foi diferente do que muitos poderiam esperar.
Uma transformação menos complicada
Durante uma entrevista no podcast da Entertainment Weekly, Winstead, que é esposa de Ewan McGregor, o Obi-Wan Kenobi, surpreendeu a todos ao revelar que sua rotina de maquiagem para transformar-se em Hera demorava cerca de apenas uma hora:
“Gostaria de dizer, para tornar a história mais interessante, que foi um processo complicado de oito horas, mas, felizmente, não foi. Eles conseguiram reduzir para cerca de uma hora, o que é um tempo bastante normal para ficar na cadeira de maquiagem em qualquer projeto. Sou muito grata por isso.”
No entanto, a atriz salientou que nem sempre esse processo foi tão rápido. Nas primeiras vezes, admitiu que “demorou um pouco mais”:
“Nos primeiros dias de gravação, acreditei que demoraria mais. Acho que nosso primeiro teste durou cerca de três horas. Mas eles aperfeiçoaram e otimizaram o processo ao ponto de eu entrar, ser pintada de verde, colocar minhas caudas na cabeça e, então, me tornar Hera, pronta para atuar.”
Comparação com outras atrizes
Este tempo de preparação se destaca, principalmente quando comparado com outras atrizes que interpretaram personagens que exigem maquiagem intensiva. Por exemplo, Zoe Saldaña passou três horas e meia na cadeira de maquiagem para se transformar em Gamora para os filmes de Guardiões da Galáxia.
Já Karen Gillan, colega de elenco de Saldaña, precisou de aproximadamente quatro horas para sua transformação em Nebulosa para Guardiões da Galáxia Vol. 3.
Rosario Dawson, que interpreta Ahsoka Tano, também destacou os esforços da Lucasfilm em otimizar o tempo das atrizes na cadeira de maquiagem, citando que sua transformação foi reduzida para 90 minutos, enquanto em The Mandalorian e O Livro de Boba Fett levou em torno de três horas.
A evolução e otimização nos processos de maquiagem e caracterização têm possibilitado que atores passem menos tempo em preparação e mais tempo em cena. Com Mary Elizabeth Winstead revelando a rapidez e eficiência com que se transformou em Hera Syndulla, é curioso imaginar quais outros avanços a Lucasfilm e outras produtoras estão fazendo para tornar a vida de seus talentos ainda mais fácil e prática nos sets.
Ahsoka terá mais dois episódios no Disney+ às 22:00 de 26/09 e 03/10.