Quando Yoda foi introduzido em O Império Contra-Ataca, logo descobrimos que ele era um poderoso Jedi, mas nunca realmente tivemos uma explicação para o motivo de ele estar vivendo em Dagobah. À primeira vista, parecia que ele era simplesmente um eremita que havia envelhecido no planeta desolado e, em grande parte, essa explicação foi suficiente para os fãs.
Os filmes prequelas de Star Wars posteriormente confirmaram que Yoda foi uma parte importante das Guerras Clônicas e até vimos sua batalha contra o Imperador Palpatine no auge dos poderes do vilão.
Depois de não conseguir derrotar o Lorde Sith, o Mestre Jedi decidiu se exilar no planeta pantanoso. No entanto, essa decisão deve ter impactado negativamente sua saúde mental e física, dado o estado em que ele estava quando Luke Skywalker chegou lá décadas depois.
Ainda assim, há muito tempo os fãs se perguntam como Yoda se escondeu de Darth Vader e do Imperador, especialmente porque não parece que ele tenha se desconectado da Força.
A Caverna de Dagobah
O livro recém-lançado “From a Certain Point of View”, que é uma coleção de histórias curtas ambientadas durante O Retorno de Jedi, confirma que tudo se deve à caverna do Lado Sombrio na qual Luke enfrentou “Darth Vader” em Dagobah.
Uma história intitulada “A Luz que Cai” revela que Yoda teve que usar seu poder para neutralizar a presença do Lado Sombrio na caverna, criando um equilíbrio na Força que garantiu que ele permanecesse escondido. Mustafar não está muito longe de Dagobah, então isso também explicaria por que Vader nunca sentiu seu antigo amigo.
É de se supor que também é por isso que Yoda ficou tão mal, já que enfrentar um lugar tão carregado com o Lado Negro não deve ter sido fácil, mesmo para ele.
É claro que essa ideia é familiar para os fãs do Universo Expandido, já que Luke aprendeu algo semelhante quando voltou à caverna na trilogia Thrawn, de Timothy Zahn. Essas histórias não são mais consideradas canônicas.
Yoda foi visto pela última vez em Os Últimos Jedi e não está claro se há planos futuros para ele em live-action. Havia rumores de um filme derivado há alguns anos, mas aparentemente foi cancelado após o desempenho aquém do esperado de Han Solo: Uma História Star Wars.
Todos os filmes e séries Star Wars estão disponíveis no catálogo do Disney+.
Essa explicação é basicamente uma versão diluída e menos interessante da explicação dada em Legends.
Na timeline de Legends 700 anos antes da Batalha de Yavin IV, houve u. mestre Jedi da raça Bpfasshi caiu para o lado negro e criou um culto sombrio atraindo outros Jedi dessa espécie para o lado negro, depois de causarem problemas tentando dominar o planeta Bpfasshi, o Conselho Jedi mandou uma força tarefa para resolver o problema, e entraram em combate com os membros do culto quando eles estavam numa estação espacial da Guold de Comércio, em órbita do plameta.
Os Jedi conseguiram eliminar osembros do culto, porém líder consegue fugir e foi perseguido por um Cavaleiro Jedi chamado Minch — que era um jovem da mesma espécie do Yoda, da Yaddle, e do Grogu — que à revelia do Mestre Jedi T’dai, líder da Força tarefa e ex-mestre do Minch.
A perseguição foi até o planeta Dagobah onde a nave dos dois caiu, no planeta Minch perseguiu o Mestre Jedi Caído pela floresta até a caverna, onde o Minch tentou convencê-lo a se entregar falando que seus seguidores foram mortos e ele estava num beco sem saída.
O Mestre Jedi Caído respondeu dizendo que sempre existiriam pessoas buscando o Lado Sombrio, então a morte dos seguidores era irrelevante, já que ele poderia consegui novos seguidores.
Então, Minch lutou contra o seu oponente, que sentindo a impaciência, frustração, e até raiva e medo no jovem Cavaleiro Jedi, começou a usar seus poderes para provocar ilusões no Jedi a fim de fazê-lo cair para o Lado Sombrio da Força, que uma hora deu um golpe numa das suas visões, que finalmente acertou o Mestre Jedi Caído causando um ferimento mortal.
Ao morrer, o Mestre Jedi Caído usou o pouco de conexão com a força que sobrou em seu corpo e seu sangue derramados na caverna pars impregnar sua essência no lugar, que se tornou uma vergência do lado negro. Sempre pronta a tentar os incautos e seduzi-los ao lado negro.
E foi por isso o Yoda escolheu Dagobah para se esconder, pq a presença no Lado Sombrio da caverna anulava a presença do Yoda no lado da luz.
Agora vai dizer que não é uma história mais interessante que o Yoda tentar purificar a caverna? Até pq se ele conseguisse purificar a caverna, o Sidious ou o Vader achavam ele mais rápido do que falar o nome completo de alguma Rainha de Naboo.
Parabéns pela explicação