Com tanto conteúdo canônico de Star Wars disponível, pode ser difícil saber o que assistir e o que pular, e não é diferente no caso de Ahsoka, a nova série live-action do Disney+ estrelada pela ex-Jedi titular. Sob a direção da mente por trás de Star Wars: The Clone Wars e Star Wars Rebels, Dave Filoni, Ahsoka pretende unir enredos de ambas as séries animadas, bem como seus laços com The Mandalorian e a trilogia mais recente de filmes. É um objetivo ambicioso e levanta a questão: quais você realmente precisa assistir antes?
Segundo o próprio Filoni, a resposta é: nenhum. Quando questionado pelo Collider sobre quais arcos de Rebels são necessários para assistir Ahsoka, ele respondeu simplesmente: “Você não precisaria assistir nenhum“, embora tenha recomendado rapidamente: “Você realmente deveria.”
A nova série está destinada a funcionar bem para o público sem familiaridade com Rebels, mas Filoni recomendou algumas partes específicas da série animada para quem deseja uma experiência mais completa.
“Se você apenas assistir a quarta temporada, estará bem“, disse ele. “Você pode começar por aí, e entenderá que esses rebeldes estão lutando contra esse império tirânico, e isso lhe dará tudo e todos que você precisa.”
Embora Filoni tenha claramente criado Ahsoka para ser acessível a todos os fãs de Star Wars, os fãs certamente obterão mais da série se acompanharem toda a jornada dela até agora.
Como Rebels se conecta com Ahsoka
Star Wars Rebels se passa aproximadamente na mesma época de Andor, abrangendo o período de cinco anos que antecede Uma Nova Esperança. Embora sua história incorpore todos os cantos da galáxia, incluindo passagens com soldados clones e o ex-Lorde Sith Maul, ela segue principalmente uma célula rebelde conhecida como Espectros.
Com base em uma nave chamada Ghost, o grupo é composto pelo Cavaleiro Jedi Kanan Jarrus, a piloto habilidosa Hera Syndulla, o droide astromecânico Chopper, a especialista em explosivos mandaloriana Sabine Wren, o aprendiz Jedi Ezra Bridger e Zeb Orrelios.
O grupo tem vários encontros com Ahsoka Tano ao longo da série, pois ela também está trabalhando com a emergente Aliança Rebelde. Embora não seja exatamente uma personagem principal, ela participa de vários momentos-chave.
No final da série, é revelado que ela procurou Sabine após a derrota do Império para tentar encontrar o desaparecido Ezra. Essa busca se conecta com sua perseguição ao Grão-Almirante Thrawn em The Mandalorian, que está definido como o principal antagonista da série Ahsoka.
Além de Ahsoka Tano, a maioria dos personagens principais de Rebels, incluindo Hera, Ezra e Sabine, vai para aparecer na série live-action. Portanto, se você deseja compreender completamente todos os relacionamentos interpessoais e histórias de fundo, é recomendável assistir Rebels, ou pelo menos a última temporada, conforme recomendado por Dave Filoni. Mas mesmo assim, você não estaria conhecendo a fundo a história de Ahsoka.
Onde Ahsoka esteve esse tempo todo?
Como Dave Filoni disse, assistir a quarta temporada de Star Wars Rebels destacará os personagens principais em Ahsoka e mostrará como o Almirante Thrawn saiu da galáxia pela última vez. A nova série provavelmente também abordará o tempo de Ahsoka no Mundo Entre Mundos, uma dimensão misteriosa fora do tempo que ela e Ezra Bridger descobrem em Rebels.
De acordo com um rumor recente, é nessa dimensão que veremos um desfecho diferente para o grande duelo entre Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi em Mustafar, ambientado em uma realidade alternativa dos eventos de A Vingança dos Sith.
A maior pergunta em torno de Ahsoka agora é onde ela estava durante a trilogia original. Seu tempo no Mundo Entre Mundos provavelmente explica essa ausência, bem como sua mudança de personalidade entre as séries animadas e The Mandalorian.
A nova série pode oferecer uma continuação satisfatória para os fãs e uma experiência completa para os recém-chegados ao mesmo tempo. Ahsoka continua sendo uma das personagens mais queridas de Star Wars, e sua série no Disney+ tem a chance de se tornar um verdadeiro ponto alto na era Disney da Lucasfilm.
A série Ahsoka teve sua a data de estreia e o horário alterados. O lançamento será em 22 de agosto às 22:00, com os novos episódios às terças-feiras no mesmo horário.