A possibilidade de Benedict Cumberbatch fazer uma aparição em WandaVision deixou os fãs ansiosos durante toda a exibição da série no Disney+ no início de 2021. Doutor Estranho estava entre os super-heróis mais especulados para fazer uma participação especial, especialmente depois que foi confirmado que Elizabeth Olsen como Feiticeira Escarlate apareceria em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, conectando diretamente a série do Disney+ ao blockbuster do cinema.
Em março deste ano, a Marvel lançou a série documental Poder M (MPower) no Disney+, apresentando as mulheres que fazem história no estúdio na frente e atrás das câmeras. O que ninguém havia percebido, e um fã muito atento notou, é um intrigante detalhe em um dos post-its que aparecem no fundo de uma das cenas gravadas na sala dos roteiristas de WandaVision, no terceiro episódio da docussérie, intitulado “Feiticeira Escarlate”.
Ao ampliar a imagem, uma das anotações revela o plano que a equipe tinha para o Doutor Estranho na série. De acordo com a ideia descartada, Agatha encontraria o feiticeiro preso em outra dimensão:
“Agatha escuta o mesmo som que os gêmeos – abre a Dimensão Espelho no armário, revelando Doutor Estranho aprisionado!”
Doutor Estranho apareceria nos comerciais
Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, havia mencionado anteriormente a possibilidade da aparição de Benedict Cumberbatch no final de WandaVision ou em algum ponto da série. Além disso, a roteirista-chefe Jac Schaeffer compartilhou outra ideia abandonada, revelando que inicialmente Stephen Strange seria o mentor por trás dos comerciais enigmáticos espalhados ao longo dos episódios. O conceito original era que ele estava tentando falar com Wanda.
“Havia uma versão dos comerciais em que era o Dr. Strange tentando contatá-la, que ele estava, na verdade, por trás dos comerciais, mas nós abandonamos essa ideia.”
Schaeffer até revelou um plano descartado para o feiticeiro fazer uma participação sutil e rápida no comercial Nexus do episódio 7, interpretando o papel de um farmacêutico ao fundo:
“Uma das minhas ideias favoritas era que no comercial do Nexus, ele faria uma participação do tipo piscou, perdeu, uma imagem rápida de Dr. Strange como o farmacêutico ao fundo. Fui muito inspirada por Clube da Luta, quando o personagem de Brad Pitt aparece na TV no hotel – como se você estivesse olhando atentamente, veria por apenas um segundo. Pensamos: ‘O comercial do Nexus é o subconsciente dela. E se Strange estiver ao fundo tentando contatá-la?'”
Schaeffer explicou que o plano original era que o Doutor Estranho fizesse uma pequena participação no final de WandaVision. No entanto, essa ideia foi descartada para manter o foco na jornada de Wanda:
“Nos esboços iniciais, havia várias versões dos dois [Wanda e Dr. Strange] partindo juntos ao pôr do sol. Mas não parecia certo. Queríamos dar à Wanda a agência e a autonomia nesta história em particular. Então, parecia um pouco forçado.”
Ela também revelou outra versão da participação, onde Wanda “voava além dos limites da cidade e depois encontrava o Doutor Estranho”. Pelo visto, a Marvel explorou diversas possibilidades para incorporar Benedict Cumberbatch na série, mas no final das contas todas foram descartadas.
Todos os episódios de WandaVision estão no Disney+.