Depois de passar anos no espaço, Nick Fury (Samuel L. Jackson) está de volta ao Universo Cinematográfico da Marvel, exibindo uma barba grisalha para combinar com seu visual de espião experiente. Desta vez, no entanto, a ameaça ao mundo está muito mais perto do que o habitual: uma facção Skrull rebelde disfarçada na Terra. Como principal ponto de contato da raça alienígena no planeta, Fury transforma isso em sua missão pessoal para interromper os planos de Gravik (Kingsley Ben-Adir).
[AVISO] Este artigo apresenta spoilers do primeiro episódio de Invasão Secreta.
O primeiro episódio da série do Disney+ traz de volta vários personagens familiares, mas também nos apresenta a alguns novos rostos no MCU. Provavelmente a mais misteriosa de todas é a agente do MI6 Sonya Falsworth (Olivia Colman), que ordena seus homens a sequestrar Fury em Moscou.
O senso de humor de Falsworth é mais sarcástico e ela imediatamente demonstra sua ironia, perguntando se o homem capturado é mesmo Nick Fury:
“Que empolgante. Vamos ver, homem negro alto em Moscou. Bem, pode ser Nick Fury ou o fantasma de Paul Robeson. Está bem, vá em frente, tire o capuz… Droga, eu esperava uma apresentação particular de Ol’ Man River.”
Como um famoso artista e ativista, Robeson pode parecer uma comparação estranha para o ex-diretor da S.H.I.E.L.D., mas ambos têm conexões com Moscou.
Nick Fury e Paul Robeson compartilham controvérsias
Assim como Fury, Robeson era um homem fisicamente grande que costumava visitar a Rússia, mas ele não era um espião. Em sua juventude, Paul Robeson foi um atleta de destaque, jogador de futebol profissional e advogado, mas logo passou para a carreira no entretenimento.
Como cantor e ator popular, ele se tornou uma verdadeira estrela global. No entanto, seu fascínio pela União Soviética e seu ativismo pelos direitos humanos foram demais para os Estados Unidos. Ele passou a maior parte da década de 1950 na lista negra em seu país de origem e impossibilitado de viajar para o exterior porque os EUA se recusaram a renovar seu passaporte.
A música emblemática de Robeson era “Ol’ Man River”, a canção mencionada por Falsworth durante sua reunião com Fury. Quanto ao motivo dela citar Robeson, o artista era uma figura imensamente popular no Reino Unido, então há todas as chances de que Falsworth possa ter sido exposta ao seu trabalho ao longo dos anos.
Assim, Paul Robeson sendo um norte-americano que tinha algum poder na Grã-Bretanha e um interesse pela Rússia é um claro paralelo à situação de Fury no Episódio 1 de Invasão Secreta, especialmente porque Fury também foi afastado por um longo período e, após finalmente voltar à ação, ele não é mais o homem que era.