Para muitos fãs, Frozen: Uma Aventura Congelante e A Pequena Sereia da Disney têm mais semelhanças do que apenas serem dois musicais de contos de fadas de sucesso de bilheteria e estrelados por princesas baseadas em histórias de Hans Christian Andersen. Na verdade, muitos aficionados da Disney teorizam há muito tempo que os filmes animados ocorrem no mesmo universo. Em particular, um detalhe-chave une os dois filmes na opinião de muitos.
No início de A Pequena Sereia, Ariel explora o oceano com Linguado em vez de comparecer a uma cerimônia importante. Enquanto exploram, a dupla encontra um navio naufragado, que Ariel investiga em busca de itens do mundo da superfície antes que um tubarão os persiga. 24 anos depois da animação de 1989, o início de Frozen mostra os pais de Anna e Elsa em uma tempestade violenta. Infelizmente, o navio deles não suporta e acaba sendo engolido pelas ondas impiedosas.
Muitos acreditam que o navio que Ariel explora em A Pequena Sereia é o mesmo em que os pais de Anna e Elsa estavam. Essa conexão simples tem sido tão envolvente para os fãs que muitos continuaram a relacionar os pontos com outros filmes da Disney ao longo dos anos.
Tarzan e Enrolados também foram envolvidos
Aprofundando a conexão entre Frozen e A Pequena Sereia, os fãs também gostam de incluir Tarzan (1999) e Enrolados (2010) na mistura. Em um tópico “Pergunte-nos qualquer coisa” no Reddit em 2013, a codiretora de Frozen, Jennifer Lee, confirmou que os pais de Anna e Elsa estavam a caminho de um casamento antes do naufrágio do navio. Considerando que Rapunzel e Eugene Fitzherbert (Flynn Rider) fazem participações especiais em Frozen durante a coroação de Elsa, muitos entenderam que o casamento em questão era o do casal principal de Enrolados.
Chris Buck, que codirigiu tanto Tarzan quanto Frozen, sugeriu a inclusão de Tarzan como parte do universo compartilhado por essa teoria. Em uma entrevista à MTV em 2015, Buck comentou:
“Sim, houve um naufrágio, mas eles estavam no mar um pouco mais tempo do que pensamos, porque a mãe estava grávida… e eles acabam na selva. Eles constroem uma casa na árvore e um leopardo os mata, então o bebê deles é criado por gorilas”.
A ideia de Buck sugere que os pais de Anna e Elsa eram os mesmos do casal naufragado no início de Tarzan, reforçando a teoria de que Tarzan é o irmão perdido das irmãs reais.
No entanto, Buck acrescentou que seu filme Tá Dando Onda de 2007 da Sony Pictures também faz parte desse universo, insinuando que a teoria não deve ser levada a sério. E para aqueles que ainda acreditam na hipótese, outro filme descarta qualquer ideia de tal conexão.
Frozen 2 desmente a teoria
Frozen 2 (2019) praticamente acaba com todas as teorias de conexão entre Frozen, A Pequena Sereia, Enrolados e Tarzan. No filme, enquanto exploram as florestas mágicas de Northuldra, Elsa, Anna e Olaf encontram os destroços do navio de seus pais. As irmãs ficam surpresas ao ver que o navio acabou nessa região mais ao norte, em vez das águas do sul onde inicialmente acreditavam que eles estivessem perdidos.
Ao investigar mais a fundo, elas descobrem que seus pais estavam a caminho de Ahtohallan, um rio lendário que supostamente detém respostas sobre o passado, com a intenção de aprender mais sobre os poderes de Elsa, que usa seus poderes para testemunhar o momento antes da morte deles, mostrando o casal se abraçando enquanto as ondas os consomem.
Dado que os destroços do navio são encontrados em terra firme, não há como a sereia Ariel, que vive no mar, ter encontrado o navio. Além disso, a missão final dos pais revela que eles não estavam a caminho de nenhum casamento, muito menos o de Enrolados. E uma vez que eles morreram junto com o navio que afundou, sua sobrevivência nas margens da África em Tarzan também não faz sentido.
A Pequena Sereia (1989), Frozen: Uma Aventura Congelante, Frozen II, Tarzan e Enrolados estão no Disney+. A Pequena Sereia (2023) chega à plataforma em 6 de setembro de 2023.