Vários diretores renomados criticaram filmes de super-heróis, em especial da Marvel, ao longo dos anos, mas os comentários recentes de Martin Scorsese e Quentin Tarantino geraram muitas discussões, deixando um ator específico do Universo Cinematográfico da Marvel bastante desanimado com o que ouviu.
Durante uma entrevista para a GQ, Chris Hemsworth, estrela de Thor: Amor e Trovão, foi questionado sobre as opiniões de Scorsese e Tarantino em relação ao gênero, e deu a seguinte resposta.
“Isso é super deprimente quando ouço“, disse o ator australiano. “Lá se vão dois dos meus heróis com quem não vou trabalhar. Acho que eles não são fãs de mim“.
Scorsese comparou os filmes da Marvel a atrações de parques temáticos, dizendo: “Não é o cinema de seres humanos tentando transmitir experiências emocionais e psicológicas a outro ser humano“.
Na mesma linha, Tarantino disse que os atores que interpretam super-heróis não são estrelas de cinema: “Capitão América é a estrela. Ou Thor é a estrela. Quer dizer, eu não sou a primeira pessoa a dizer isso. Acho que isso já foi dito um zilhão de vezes… mas é tipo, sabe, são esses personagens de franquia que se tornam uma estrela“.
Apesar dos sentimentos de Hemsworth sobre o assunto, ele acrescentou que ainda admira muito o trabalho dos dois cineastas: “Em um piscar de olhos, eu trabalharia com qualquer um deles. Mas eu digo isso mais em relação à opinião geral sobre o assunto. Eu não acho que nenhum de nós tenha a resposta, mas estamos tentando“.
“Sou grato por fazer parte de algo que manteve as pessoas nos cinemas. Agora, se esses filmes foram prejudiciais para outros filmes ou não, eu não sei. Eu não gosto quando começamos a nos criticar mutuamente quando já há tanta fragilidade na indústria e nesse espaço das artes”.
Chris Hemsworth sobre Homem-Formiga 3
No entanto, Hemsworth certamente não se isenta de criticar o MCU. Quando questionado sobre a recepção mista de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, o ator admitiu que ainda não assistiu, mas com base apenas nos trailers, ele tinha algumas ideias sobre por que o público pode não ter se identificado com o terceiro filme de Paul Rudd.
“Essa é o ponto: você tem que separar todas essas histórias. No momento em que a voz do trailer diz ‘Seu mundo está em perigo, o universo inteiro!’ É como ‘Sim, isso aconteceu nos últimos 24 filmes’. Tem que se tornar um pouco mais pessoal e realista”.
Todos os filmes da franquia Thor estão no Disney+.