Após anos de expectativa, o remake em live-action do original animado A Pequena Sereia de 1989 chega aos cinemas. A cantora e atriz Halle Bailey interpreta Ariel, a personagem principal. Outros nomes do elenco incluem Melissa McCarthy como Úrsula, Javier Bardem como Rei Tritão, Daveed Diggs como Sebastião e Jonah Hauer-King como o Príncipe Eric.
As primeiras críticas do live-action A Pequena Sereia (2023) já foram registradas no Rotten Tomatoes, um dos mais respeitados agregadores de avaliações de filmes e séries. No momento desta publicação, a média é de 69% de aprovação.
Confira algumas das opiniões até o momento, divididas entre os comentários que enaltecem o filme e outros apontando algumas falhas, no entendimento dos críticos.
Críticas positivas
“Com uma duração de 2 horas e 15 minutos, A Pequena Sereia entrega conteúdo mais do que suficiente para preenchê-lo de forma inteligente, usando nostalgia o suficiente para atrair os adultos e adicionando novidades o suficiente para entreter as crianças“, Stacey Yvonne – Black Girl Nerds.
“A Pequena Sereia atende aos fãs novos e antigos, e Halle Bailey é uma superestrela genuína“, Corey Chichizola – Cinema Blend.
“Se a nova versão não é tão consistentemente satisfatória quanto a animação, ela é facilmente a melhor de todas as recentes adaptações em live-action da Disney. A Pequena Sereia é como um doce efervescente para a alma”, Charlotte O’Sullivan – London Evening Standard.
“Um novo giro brilhante e encantador que supera o original, com uma atuação perfeita de Halle Bailey“, Molly Edwards – Total Film.
“Compre um ingresso, ou dois ou cinco para ver este filme“, Corvo Brunner – Decider.
“Parece que finalmente nos foi apresentado um remake com algo a dizer. E grande parte disso se deve à atuação estrelar da protagonista Halle Bailey”, Tori Brazie – Metro UK.
“O filme está longe de ser apenas um remake; ele expande o universo do filme original, com uma amplitude que salta da tela diretamente para o coração dos espectadores“, Coleman Spilde – The Daily Beast.
Críticas negativas
“Um produto totalmente sem propósito, essa nova versão de A Pequena Sereia é um dos filmes mais desinspirados a sair da Disney desde que a empresa começou a explorar seu próprio baú…”, Barry Hertz – Globe and Mail.
“Assim como o estúdio fez com outros remakes em live-action, a Disney trai sua própria falta de imaginação e uma leitura essencialmente equivocada do que tornou seus filmes infantis originais tão alegres para o público em primeiro lugar“, Angelica Jade Bastién – Vulture.
“A Pequena Sereia pode ter uma abordagem modernizada em relação ao filme de 1989, com uma encantadora performance da protagonista Halle Bailey, mas não há elementos suficientes para elevar esta adaptação em live-action, resultando em um remake sem alma e sem propósito”, Katie Smith-Wong – Flick Feast.
“Enquanto A Pequena Sereia avança em um ritmo de lesma, os momentos maravilhosos são prejudicados por oportunidades desperdiçadas de espetáculo, emoção e grandiosidade desenfreada“, Kristy Puchko – Mashable.
“…as novas adições deixam a desejar, com o filme acabando por ser mais um desses projetos de remake que pouco fazem para melhorar o original ou oferecer uma razão convincente para existir além de ser uma garantia de lucro fácil”, Andrew Gaudion – THN.
O enredo de A Pequena Sereia
Nesta versão repaginada da adorada história, a curiosa sereia Ariel decide emergir das profundezas e conhecer a vida em terra firme, contrariando os conselhos de seu pai. E em meio a novas e arriscadas aventuras, ela encontra um príncipe, uma bruxa do mar, e mergulha em uma inesperada jornada de autodescoberta.
A Pequena Sereia estreia nos cinemas em 25 de maio de 2023.