Uma autoridade russa está pedindo a proibição da série Family Guy no país devido ao final da 21ª temporada, que ainda não chegou ao Star+. O final contou com um passeio por Chelyabinsk pela personagem Meg, que, segundo as alegações, zombou da cidade e da Rússia como um todo. Agora, a deputada Yana Lantratova está tentando banir a série de comédia da Fox em resposta ao retrato ofensivo.
Ela falou sobre as preocupações da cidade em relação à segunda parte do final da 21ª temporada de Family Guy, em que Meg canta enquanto cenas de uma área decadente retratam o local. Lantratova compartilhou suas opiniões sobre o assunto em uma entrevista ao Russia’s Rise (via Newsweek).
“O artista tem direito à sua visão, mas esta é uma imagem artística deliberadamente ofensiva que não tem nada a ver com a realidade“, disse a deputada. “Este é um trabalho deliberado contra o nosso país. Guerra de informação por meio de obras artísticas. Eles deliberadamente criam uma imagem da Rússia como um país onde todos estão infelizes com a vida, bebendo, usando drogas, aceitando subornos.“
Family Guy fez mais piadas sobre a Rússia
No final da 21ª temporada de Family Guy, Meg, Brian e Stewie visitam Chelyabinsk, onde Meg desenvolve sentimentos por um hacker chamado Ivan. Meg decide ficar na cidade e expressa sua alegria por meio de um número musical inspirado em A Bela e a Fera.
Durante seu passeio pelo local, ela se depara com indivíduos embriagados, testemunha brigas e corrupção envolvendo subornos, observa a polícia russa maltratando um homem carregando uma bandeira ucraniana e é vigiada por agentes secretos. A sequência musical termina com o início do colapso de um reator nuclear.
Independente da controvérsia em torno da representação de Chelyabinsk em Family Guy, Mila Kunis, a dubladora de Meg, tem reiterado seu apoio à Ucrânia no conflito com a Rússia, junto com seu marido Ashton Kutcher. Kunis, que nasceu na Ucrânia, continuará emprestando sua voz à personagem na 22ª temporada. Se a 21ª temporada será exibida na Rússia, ninguém sabe.
Jornalista russo diz que a série está certa
Sergej Sumlenny, um jornalista russo, opinou sobre o assunto. Ele compartilhou uma foto da cidade real, sugerindo que a representação animada dos arredores de Chelyabinsk no episódio foi realmente precisa, acrescentando outra dimensão ao debate em torno da natureza ofensiva do capítulo.
“Eu vi a Chelyabinsk real e este vídeo é muito autêntico“, escreveu ele no Twitter. Outras pessoas compartilharam imagens da cidade de Chelyabinsk e fizeram observações semelhantes.
Outros comentaram com interpretações parecidas. “Isso deveria ser Chelyabinsk ou todas as cidades russas fora de Moscou e São Petersburgo?“, um usuário brincou no Twitter.
As 20 primeiras temporadas de Family Guy estão no Star+.