Gênio, bilionário. playboy e filantropo. Foi assim que Tony Stark (Robert Downey Jr.) se descreveu no primeiro filme dos Vingadores em 2012, mas também poderia estar falando de sua influência no mundo real: o magnata dos negócios e um dos homens mais ricos do mundo no século 20, Howard Hughes.
A mente por trás do Homem de Ferro, Stan Lee, revelou em 1997 que ele, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby usaram Hughes como influência ao criar seu problemático super-herói bilionário.
Quem foi Howard Hughes?
Retratado por Leonardo DiCaprio em O Aviador (2005), Howard Hughes era um empreendedor único. Ele trabalhou em vários setores diferentes, sendo um dos produtores de cinema mais respeitados de sua época. Em seus últimos anos, isso foi ofuscado por seu comportamento cada vez mais excêntrico.
Stan Lee descreveu Hughes como “um dos homens mais pitorescos de nosso tempo”.
“Ele era um inventor, um aventureiro, um multibilionário, um mulherengo e, finalmente, um maluco“, disse a lenda dos quadrinhos. Soa exatamente como o herói da Marvel, Tony Stark.
Como Stark, Hughes nasceu rico. Seu pai, Howard Sr., foi um inventor e empresário de sucesso. Também como Stark, Hughes pegou o dinheiro de sua família e superou todas as expectativas ao alavancar os empreendimentos comerciais de seu genitor.
Hughes também era obcecado por viagens aéreas, tendo estabelecido o recorde de velocidade transcontinental de Los Angeles a Newark (Nova Jersy) em 1937. Ele sobreviveu a quatro acidentes de avião, incluindo um que quase tirou sua vida em 1946. Stark, por outro lado, preferia um método diferente de voar.
“Os dois são bilionários populares prototípicos com um demônio oculto; Tony lutou contra o alcoolismo. O comportamento obsessivo de Hughes tornou-se sombrio em seus últimos anos. Sem ser louco, Stark era Howard Hughes“, disse Stan Lee.
O Tony Stark do MCU foi inspirado em Elon Musk
Quando Stan Lee procurava inspiração para criar seu super-herói bilionário e excêntrico, Hughes foi uma referência óbvia para começar. No entanto, quando Jon Favreau foi contratado para escrever e dirigir um filme live-action do Homem de Ferro, ele seguiu um caminho mais atual.
Favreau disse que a abordagem de Robert Downey Jr. sobre Stark foi altamente influenciada por Elon Musk, o polêmico bilionário que recentemente comprou o Twitter. Ele fez questão de dizer que não foi baseado em Musk, mas que foi influenciado por ele.
Favreau tornou-se amigo de Musk ao obter informações sobre como Stark deveria agir, e Musk acabou aparecendo como ele mesmo em Homem de Ferro 2, e até deixou a produção gravar cenas em um depósito da SpaceX de graça.
Graças à inspiração de Stan Lee em Hughes, Stark rapidamente se tornou um dos heróis mais populares da Marvel Comics. Ele foi um líder para os Vingadores, estrelou um desenho animado na década de 1990 e desde então se tornou um dos personagens do cinema mais reconhecidos desta geração.
Todos os filmes com o Homem de Ferro de Robert Downey Jr. estão no Disney+.