As guerras têm consequências terríveis, como a perda de vidas, mas também pode ter efeitos secundários, como prejudicar a produção de algumas de nossas séries favoritas. Com Obi-Wan Kenobi, foi exatamente isso que aconteceu quando a Rússia invadiu a Ucrânia.
A start-up ucraniana Respeecher estava trabalhando na série Star Wars quando a invasão começou. Apesar das sirenes de ataque aéreo, o funcionário Bogdan Belyaev continuou suas atividades em seu abrigo improvisado para terminar o projeto. Ele conseguiu fazer upload dos arquivos finalizados, mas o final poderia ter sido muito diferente.
Bogdan tem 29 anos e trabalha na Respeecher como especialista de falas sintéticas. A empresa usa gravações antigas e um algoritmo de Inteligência Artificial para criar novos diálogos a partir das vozes de artistas anteriores.
Para Obi-Wan Kenobi, eles estavam trabalhando para fazer um novo diálogo de Darth Vader, pois a voz do lendário ator e dublador James Earl Jones mudou com a idade, motivo pelo qual ele se afastou do papel. No entanto, sua voz é tão icônica e sinônimo do personagem que a Disney ainda queria que a voz soasse como a dele, só que mais jovem. Foi aí que Bogdan Belyaev entrou.
Em condições de trabalho nada ideais, ele entregou seu produto acabado, e compartilhou com a Vanity Fair que conseguiu finalizar exatamente no dia em que a invasão da Rússia aconteceu:
“Quando ouvimos que mísseis estavam atacando e que nossa conexão [de internet] estava caindo em algumas partes do nosso país, nos abrigamos. Se tudo desse errado, nunca conseguiríamos entregar essas conversões à Skywalker Sound. Então decidi enviar esses dados no dia 24 de fevereiro.”
Todos os episódios de Obi-Wan Kenobi estão disponíveis no Disney+.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus