Astrônomos confirmam planeta semelhante a Tatooine, de Star Wars

Planeta-Tatooine-Star-Wars Astrônomos confirmam planeta semelhante a Tatooine, de Star Wars

A franquia de filmes Star Wars introduziu uma grande variedade de cenários e planetas ao longo de sua história. Isso inclui o planeta desértico Tatooine, onde o público conheceu Luke Skywalker em 1977, com o lançamento de Uma Nova Esperança. O planeta coberto de areia apresenta um inconfundível par de sóis, que acompanhou algumas das melhores cenas de Guerra nas Estrelas. Agora, os cientistas confirmaram que existe um planeta na vida real que é muito parecido com Tatooine.

Conforme explicado pelo Sci Tech Daily, essa não é a primeira vez que o planeta é identificado, e ele até já recebeu um nome: Kepler-16b. No entanto, a confirmação é parte de um novo processo em que os cientistas conseguiram comprovar e identificar o planeta e as duas estrelas que orbita. O site explica que essa é uma nova técnica conhecida como o método da velocidade radial.

Veja como eles descreveram o processo:

“O método da velocidade radial envolve a análise dos espectros de luz produzidos pelas estrelas. Os astrônomos coletam dados de espectros por meio de telescópios no solo – neste caso, de um telescópio baseado na França, o Observatório de Haute-Provence. Esses dados de espectro são gráficos em uma linha, mas a linha “oscila” à medida que o planeta orbita em torno das duas estrelas, produzindo uma linha instável nos espectros de luz. A oscilação indica que um planeta está lá, e os astrônomos podem usá-lo para obter uma série de outras informações sobre um planeta, incluindo sua massa”.

O planeta conhecido como Kepler-16b foi descoberto pela primeira vez por uma técnica alternativa conhecida como “método de trânsito”. Este processo funciona de forma bastante diferente, tornando esta a primeira vez que um planeta desse tipo, conhecido como planeta circumbinário, foi descoberto através do método da velocidade radial.

Os cientistas esperam que esse método seja útil na localização de outros planetas que possam ser mais habitáveis ​​do que Kepler-16b, que é composto principalmente de gás, o que o diferencia do planeta desértico e fictício de Tatooine. O Kepler-16b está a “apenas” cerca de 245 anos-luz da Terra, e tem aproximadamente o tamanho de Saturno.

A imagem a seguir foi disponibilizada pela NASA como uma concepção artística do Kepler-16b, que pode ser visto em primeiro plano.

Kepler-16b-o-planeta-semelhante-a-Tatooine Astrônomos confirmam planeta semelhante a Tatooine, de Star Wars
Impressão artística do Kepler-16b

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Redação GDPB

O Guia Disney+ Brasil é um site não oficial dedicado a divulgar dicas, promoções, novidades, análises, lançamentos, comparações, tendências e tudo mais que envolva os serviços de streaming da Disney.

Deixe um comentário