A Pixar é um dos estúdios de animação mais bem sucedidos da história do cinema. Com 24 longas no currículo, é certo que muitas histórias e curiosidades sobre as produções sejam tão fascinantes quanto os próprios filmes. A chegada de Toy Story em 1995 mudou para sempre a forma como vemos filmes. Nos anos seguintes, testemunhamos a substituição da animação 2D desenhada à mão pela computação gráfica, e o mundo das produções animadas foi transformado para sempre.
Dessa forma, confira 10 fatos curiosos de bastidores das animações da Pixar.
10- A equipe da Pixar criou ideias por trás de quatro de seus maiores filmes durante um almoço em 1994
Em 1994, quando a equipe ainda estava trabalhando Toy Story, uma reunião informal com alguns funcionários ocasionou várias das premissas básicas e personagens que seriam utilizados em Vida de Inseto, Monstros S.A. e Procurando Nemo.
Mais tarde, foi revelado que nesse dia, além de três dos maiores sucessos do estúdio, a equipe também surgiu com a ideia para Wall-E, um projeto que não veria frutos até 14 anos depois.
9- O elenco de Toy Story teve que voltar e gravar todos os diálogo uma segunda vez
Embora o primeiro filme da Pixar, Toy Story, tenha sido lançado em 1995, o trabalho do elenco de voz começou muitos anos antes, em 1991, quando a gravação da primeira versão do filme teve início, que depois acabou sendo descartada. Por causa disso, os atores tiveram que voltar ao estúdio e começar seu trabalho do zero.
8- A Pixar usou uma ‘bugcam’ para capturar imagens do ponto de vista de um inseto
O segundo longa-metragem da Pixar, Vida de Inseto, foi uma conquista tecnológica em termos de animação e atenção aos detalhes com o seu lançamento em 1998.
Isso porque a equipe de animadores construiu uma bugcam, que era uma pequena câmera em cima de rodas que eles usaram para capturar o mundo como os insetos e pequenos animais o veem.
7- A Pixar criou uma bola de pelos que virou tecnologia de simulação em Monstros S.A.
Durante os estágios iniciais de planejamento de Monstros S.A., a equipe da Pixar criou uma bola de pelos para testes de pele que acabou resultando em uma tecnologia que lhes permitiu criar uma simulação de pelos que tinha um acabamento muito realista e foi usada para dar vida a várias das criaturas na versão final do filme.
6- O diretor de Procurando Nemo refez a Dory por causa de um episódio de Ellen
Durante uma entrevista, o escritor e diretor Andrew Stanton admitiu que inicialmente escreveu a personagem da Dory como homem, mas estava tendo um grande bloqueio artístico e não conseguia fazer as coisas funcionarem.
Então, quando ele ouviu Ellen DeGeneres em um programa que sua esposa estava assistindo, e teve uma inspiração, o diretor transformou a personagem em mulher e a inseriu em um relacionamento platônico.
5- Toy Story 2 foi quase perdido depois que a Pixar excluiu acidentalmente os arquivos de animação antes do lançamento
A primeira sequência da franquia Toy Story quase teve um problema astronômico. Durante a produção, os arquivos de animação do filme foram excluídos acidentalmente quando alguém executou um comando que apaga todo o sistema. Mais tarde, no entanto, a equipe descobriu que o diretor técnico tinha um backup do material em outro computador e tudo foi recuperado.
4- A versão original de Carros não era sobre Relâmpago McQueen
O plano original de Carros não previa um carro de corrida arrogante, mas sim um veículo elétrico amarelo que embarcaria em uma jornada muito diferente da de Relâmpago McQueen.
John Lasseter, o diretor da animação, revelou que estava desenvolvendo uma ideia chamada O Carro Amarelo, sobre um carro elétrico que vivia em uma cidade pequena (como Radiator Springs na versão final) e que não gostava dos outros carros por causa de suas diferenças. Como ele não conseguiu criar uma história para um longa, acabou transformando a ideia no que virou a franquia Carros.
3- Os animadores da Pixar fizeram viagens de campo a lixões em Oakland, Califórnia, para conduzir pesquisas para Wall-E
Para imaginar melhor um planeta abandonado há muito tempo pelos humanos depois dos efeitos da poluição para Wall-E, os artistas da Pixar tiveram que visitar vários lixões dentro e ao redor de Oakland, Califórnia, onde estudaram as texturas e cores do que encontraram para trazer um senso de realidade ao seu filme de animação.
2- A montagem emocional de abertura em Up: Altas Aventuras foi inspirada em vídeos caseiros aleatórios encontrados no Ebay
A sequência de abertura de Up ficou marcada como um dos segmentos mais emocionantes de qualquer filme da Pixar. No entanto, o que pode parecer uma surpresa é que a cena foi inspirada em uma coleção aleatória de vídeos caseiros do eBay que a equipe consultou com o objetivo de acumular ideias para esse momento do filme.
1- Divertida Mente tinha originalmente muito mais emoções do que as apresentadas no filme
Em Divertida Mente, Pete Docter e sua equipe transformaram cinco emoções em personagens significativos e completos: alegria, tristeza, medo, raiva e nojo.
No entanto, o diretor revelou que eles tinham até 26 emoções diferentes antes que ele e sua equipe começassem a reduzi-las. Alguns deles incluíam inveja, tédio, orgulho e esperança.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus