O Diário da Princesa 3 recebe elogio raro da autora dos livros

Gosta do nosso conteúdo? Favorite o Guia Disney+ Brasil como fonte preferida no Google.
1000191378 O Diário da Princesa 3 recebe elogio raro da autora dos livros

Poucas franquias dos anos 2000 ainda conseguem mexer tanto com a memória afetiva do público quanto O Diário da Princesa. A transformação de Mia Thermopolis em princesa de Genovia marcou uma geração, apresentou Anne Hathaway ao grande público e deu a Julie Andrews um de seus papéis mais queridos fora de A Noviça Rebelde e Mary Poppins.

Mais de duas décadas depois, o terceiro filme segue em desenvolvimento, agora com Anne Hathaway de volta ao papel de Mia, já como rainha de Genovia. Ainda há muito segredo em torno da história, mas uma das pessoas mais importantes da franquia já teve acesso ao material.

Meg Cabot, autora dos livros que deram origem aos filmes, revelou que leu diferentes versões do roteiro de O Diário da Princesa 3. E, pelo visto, o caminho escolhido agradou bastante.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Cabot contou que recebeu mais de uma versão do texto e que preferiu parar por ali antes de acabar revelando algo que ainda deve ficar em segredo.

“Eu li um roteiro, e ele era incrível. Eu disse para não me mandarem mais nada, porque eu amei muito”, afirmou a autora. “Tenho um problema em ficar de boca fechada. Eles não gostam quando você conta o que vai acontecer, então eu falei: melhor não me mandarem mais roteiros!”

Meg Cabot aprova o novo filme

Segundo Cabot, as conversas para um retorno ao universo de O Diário da Princesa nunca pararam de verdade. Ao longo dos anos, vários roteiros circularam nos bastidores, mas a versão mais recente parece ter sido a que mais agradou à criadora de Mia Thermopolis.

“Isso está em discussão há muito tempo. Houve muitos roteiros, e acho que esse último que li é o meu favorito”, disse ela. “Estou torcendo para que seja esse o usado, porque é uma ideia muito divertida, e estou 100% a favor.”

Cabot evitou revelar detalhes da trama, mas confirmou que está “muito feliz” com o que leu até agora. A autora também indicou que o roteiro mais recente inclui elementos vindos dos livros, embora não tenha explicado quais.

“Não vou dizer nada que entregue demais”, comentou. “Mas há definitivamente algumas coisas dos livros envolvidas no último roteiro que eu li.”

O novo filme será dirigido por Adele Lim, roteirista de Podres de Ricos e diretora de Loucas em Apuros. Debra Martin Chase, produtora do filme original, também está de volta. Naia Cucukov, parceira de Lim na produção, será produtora executiva, assim como Melissa Stack.

Anne Hathaway confirmou seu retorno em 2024, quando celebrou o anúncio com uma publicação no Instagram. Na legenda, ela escreveu: “O conto de fadas continua.”

A autora lembra as diferenças entre livro e filme

Embora o foco agora esteja no terceiro longa, Cabot também comentou as mudanças feitas na adaptação de 2001, dirigida por Garry Marshall. Nos livros, a história de Mia se passa em Nova York, e o pai da protagonista está vivo. No filme, a trama foi para San Francisco, e o pai de Mia já havia morrido.

A autora contou que aceitou a alteração sem resistência, principalmente por causa de Julie Andrews, que interpretou a rainha Clarisse Renaldi.

“A Disney mata um dos pais em seus filmes toda vez, é o que eles fazem”, brincou Cabot. “Eles me disseram que queriam dar mais falas para a avó, e Julie Andrews ia interpretar a avó. Eu pensei: sim, claro, matem o pai. Eu quero mais Julie Andrews!”

Cabot também disse que confiou totalmente em Garry Marshall na época da adaptação. Ela não quis interferir no roteiro e preferiu deixar o diretor seguir sua própria visão.

Um dos momentos mais marcantes para ela foi perceber que a equipe havia criado um hino nacional para Genovia, país fictício inventado nos livros.

“Eu pensei: eles escreveram um hino nacional para um país que eu inventei?”, relembrou. “Foi uma sensação incrível.”

Novo livro revisita a origem de Mia Thermopolis

Além do terceiro filme, Meg Cabot está revisitando O Diário da Princesa em outra mídia. A autora adaptou o primeiro livro para uma graphic novel, com arte de Bethany Crandall. A nova versão chega às livrarias dos Estados Unidos em 30 de junho.

Ao contrário do filme, a graphic novel segue a história original dos livros. Isso significa Nova York, o pai de Mia vivo e a ambientação em 1999, com internet discada, aparelhos antigos e referências da época.

Cabot explicou que pensou em atualizar a história para leitores de hoje, mas decidiu manter tudo no período original.

“Não havia como atualizar isso para os leitores atuais, porque esse é o mundo em que Mia foi criada”, disse ela. “Ela vivia em Greenwich Village em 1999, com internet discada, e queria muito um pager.”

A autora também rebateu a ideia de que crianças de hoje não entenderiam a tecnologia dos anos 1990.

“Parem de subestimar a inteligência das crianças”, afirmou. “Elas têm imaginações incríveis.”

O que esperar de O Diário da Princesa 3

Até agora, a Disney ainda não divulgou sinopse, data de estreia ou lista completa do elenco de O Diário da Princesa 3. O que se sabe é que Anne Hathaway voltará como Mia Thermopolis e que a nova história deve continuar a vida da personagem após os acontecimentos dos dois primeiros filmes.

O segundo longa, O Diário da Princesa 2: Casamento Real, foi lançado em 2004 e mostrou Mia prestes a assumir o trono de Genovia. Desde então, fãs aguardam uma continuação que acompanhe a personagem em uma fase mais adulta.

Com Meg Cabot empolgada, Anne Hathaway envolvida e uma diretora já definida, O Diário da Princesa 3 começa a ganhar forma como um retorno pensado para quem cresceu com Mia, mas também para uma nova geração que talvez esteja conhecendo Genovia agora.

Gostou deste conteúdo?

Favorite o Guia Disney+ Brasil como fonte preferida no Google para encontrar nossas notícias com mais facilidade.

Adicionar como fonte preferida no Google

Acompanhe o Guia Disney+ Brasil também no X (Twitter).

Deixe um comentário