
Quando Magnum estreou no Disney+ em janeiro, com todos os oito episódios disponíveis de uma vez, poucos esperavam que a série virasse assunto sério na temporada de premiações. A produção, que acompanha Simon Williams, um ator em busca do estrelato em Hollywood enquanto esconde poderes sobre-humanos, foi recebida com entusiasmo por críticos e por um público muito além dos fãs de quadrinhos. Mas por muito pouco ela não teve Yahya Abdul-Mateen II no papel principal.
O ator foi um dos destaques do painel Frontrunners, promovido pelo The Hollywood Reporter no San Vicente Bungalows, em Los Angeles, ao lado dos criadores Destin Daniel Cretton e Andrew Guest. E ele não poupou detalhes sobre as dúvidas que teve antes de dizer sim.
“Eu estava ali do lado de fora, olhando pela cerca, esperando uma chance de entrar no mundo Marvel“, disse Abdul-Mateen à plateia. “Era incrível o que a Marvel estava construindo. Era divertido, inteligente. Meus amigos estavam do lado de lá. E eu queria muito jogar também.”
O problema é que querer fazer parte do universo Marvel e aceitar qualquer papel são coisas bem diferentes. Abdul-Mateen tinha consciência de que, para um ator em seu momento de carreira, a escolha precisava ser cirúrgica.
Cretton, diretor de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, e o roteirista Andrew Guest, veterano de séries como Community e Brooklyn Nine-Nine, já tinham Abdul-Mateen como escolha depois de vê-lo na peça da Broadway Topdog/Underdog. Sabiam que ele tinha o que era preciso para dar vida a Simon Williams.
Mas o ator ainda queria uma conversa com Kevin Feige, o chefão da Marvel Studios, antes de fechar qualquer acordo.
“Eu disse: ‘Ainda preciso falar com o Feige’. Para ter certeza de que fazia sentido para mim. E meus representantes não queriam que eu o incomodasse. Eu disse: ‘Não. Preciso falar com ele.’ Eles disseram: ‘Talvez outra pessoa.’ Eu disse: ‘Coloca ele no telefone ou vou dizer não.'”
A conversa aconteceu. E foi direta ao ponto.
“Eu perguntei: ‘Só tenho uma ficha Marvel para gastar. Vale o meu dinheiro? Porque eu posso esperar.’ E ele disse: ‘Confie em mim, vai valer.’ Fico muito feliz que esse seja o papel em que gastei minha ficha, porque estou tendo tudo: as cenas de superpoderes e as cenas humanas ao mesmo tempo.”
Uma série para quem não curte Marvel
O que tornou Magnum diferente das produções habituais do estúdio foi justamente o tom contido, quase intimista, de uma história sobre sonhos, fracassos e identidade. Guest contou que o alcance da série surpreendeu até a equipe criativa.
“Uma das coisas mais gratificantes é que pessoas que não se consideram fãs de Marvel, que não têm nada a ver com esse universo, se pegam assistindo e maratonando“, disse ele. “A terapeuta da minha mãe, a última pessoa que eu esperaria ver um programa da Marvel, mandou mensagem dizendo que ficou acordada a noite toda assistindo tudo.“
Abdul-Mateen revelou que assiste a vídeos de reação dos fãs, e que até assistiu ao próprio trabalho na série, algo que normalmente só faz anos depois de gravar um projeto. O que o move são as mensagens de pessoas que se identificaram com a jornada de Simon.
“Recebo mensagens de gente que está a caminho de algum lugar e sente vontade de desistir. Que se sente invisível, sozinha, que talvez tenha mudado de direção. E, ao ver Simon, torcem para que ele não tome a mesma decisão. Isso acende algo nelas. Ou nem acende, talvez apenas proteja a chama. Protege aquela luz de se apagar.”
O filho, o pai e Liga Extraordinária
Um dos momentos mais tocantes do painel surgiu quando Cretton falou sobre a cena em que Simon Williams assiste a um filme especial com o pai, personagem que já não está mais presente na trama.
“A única pessoa que realmente acreditava nele era o pai, que não está mais aqui“, disse o diretor. “Para mim, esse é o coração desta temporada. Porque não há nada mais humano do que aquele momento: estar numa sala de cinema com alguém que você ama. O filme se torna a coisa mais importante do mundo por causa da pessoa que está sentada ao seu lado.”
A conversa abriu espaço para uma confissão inesperada de Abdul-Mateen. O único filme de que ele se lembra ter assistido com o pai foi A Liga Extraordinária, adaptação de 2003 da obra do quadrinista Alan Moore.
“Por causa disso, durante muito tempo, Liga Extraordinária foi o meu fiiilme favorito. Era por causa disso que eu via o filme com o meu pai. Não tinha nada a ver com o filme em si. Tinha a ver com o cara sentado ao meu lado, quando eu era tão jovem.”
O encontro tenso com Ben Kingsley
Outro relato que arrancou risos da plateia foi o do primeiro encontro de Abdul-Mateen com Sir Ben Kingsley, vencedor do Oscar e conhecido pela seriedade monástica com que trata o ofício de ator.
O encontro foi por Zoom, e não começou bem.
“Eu queria me apresentar ao cara que seria meu parceiro“, contou o ator. “Ele me deixou saber rapidinho que não precisava de nada. Não ia precisar de nada de mim. E se eu quisesse fazer qualquer mudança no roteiro, era melhor fazer agora, porque quando as palavras entrassem na cabeça dele, viravam pedra.“
Abdul-Mateen fez uma pausa para o efeito.
“Eu pensei: tudo bem. Muito obrigado. Pode voltar para o seu copo de vinho. Aquilo me acendeu. Eu falei: ‘Acho que Sir Ben não sabe com quem está lidando.'”
Nos ensaios e durante as gravações, porém, os dois viraram cúmplices, construindo juntos a relação entre os personagens. “Estabelecemos uma parceria que nos permitia defender os nossos personagens”, disse Abdul-Mateen.
Segunda temporada confirmada
Para a alegria dos fãs, a segunda temporada de Magnum foi anunciada em março, e Guest confirmou que a escrita já começou, ainda em fase inicial. E quem gostou do tom original da série pode ficar tranquilo.
“As pessoas que curtem essa série e gostam dela por ela parecer diferente vão ser recompensadas“, disse o roteirista. “E as pessoas que acham que ela vai de repente virar outra coisa, sinto muito dizer, mas não vai.”
“Simon ainda tem superpoderes. Ainda é sobre esse relacionamento, sobre dois artistas e nossa indústria. É isso que queremos manter.”
A primeira temporada completa de Magnum está disponível no Disney+.