
Desde que a Marvel Television começou a reintegrar os heróis do antigo catálogo da Netflix ao MCU, os fãs vivem de olho em cada detalhe. Demolidor: Renascido tem sido o principal veículo dessa transição, trazendo de volta nomes como Jon Bernthal no papel do Justiceiro na primeira temporada e, agora na segunda, a presença de Krysten Ritter como Jessica Jones.
Mas entre todas as revelações da temporada 2, uma em especial vinha sendo aguardada há tempos: onde está Luke Cage?
Mike Colter interpretou o herói blindado em Luke Cage e em Os Defensores, e desde o cancelamento da série pela Netflix o personagem ficou num limbo. Com a retomada da Saga dos Defensores pelo Disney+, era questão de tempo até o assunto vir à tona. E veio.
O que Jessica Jones revelou sobre Luke Cage
No sexto episódio da Temporada 2, “Réquiem“, Jessica Jones conta que sua casa foi atacada por uma equipe enviada por Mr. Charles, novo vilão da CIA interpretado por Matthew Lillard.
Durante a conversa, ela explica que o agente estava ligado a Wilson Fisk no tráfico de armas e que, além disso, tentou recrutar pessoas com superpoderes para trabalhar com ele.
“Depois que você ligou, fui investigar. Descobri quem estava traficando armas com Fisk e dando cobertura pra ele… Há um tempo, esse cara ligou. Claramente da agência. Claramente suspeito. Ele estava interessado em pessoas como a gente. Mandei ele à merda. Nem todo mundo que eu conheço fez o mesmo.”
A fala de Jessica deixou no ar a pergunta que todo fã da saga já estava fazendo: quem aceitou a proposta de Charles? A teoria mais difundida apontava diretamente para Luke Cage, especialmente considerando que ele e Jessica teriam ficado ainda mais próximos após os eventos de Os Defensores, com fortes indícios de que ele é o pai de Danielle, a filha da personagem.
Confirmado: Luke Cage trabalha para o agente Charles
O episódio 7, “A Terrível Escuridão”, entregou a resposta. Luke Cage está no exterior, trabalhando para Mr. Charles. Na cena em que Jessica confronta o agente sobre o ataque à sua casa, ele revela que Cage está “no exterior… fazendo o trabalho sujo pra você não ter que fazer.”
O detalhe mais intrigante é que Charles se coloca como o único elo entre Jessica e Luke, o que sugere que o herói está isolado, longe do alcance de qualquer um que não passe pelo agente. Isso torna improvável uma reaparição de Cage ainda nesta temporada.
O showrunner Dario Scardapane já havia abordado a ausência de Luke Cage e Punho de Ferro na série, e a confirmação desse plot serve como preparação clara para o retorno do personagem em temporadas futuras.
A temporada 3 de Demolidor: Renascido já está em produção e deve estrear no próximo ano, com Luke Cage praticamente confirmado entre os retornantes.
A conexão com os Thunderbolts e Valentina
Há outro fio solto nessa trama que merece atenção. As armas que Mr. Charles traficava com o Rei do Crime foram desenvolvidas pelo Grupo OXE, organização vista em Thunderbolts*, e que está sob o guarda-chuva de Valentina Allegra de Fontaine, a personagem de Julia Louis-Dreyfus. A série já confirmou que Charles e Valentina trabalham juntos, o que fecha o círculo.
Falcão e o Soldado Invernal e Thunderbolts* estabeleceram que Valentina age nas sombras, recrutando indivíduos com poderes para missões que o governo oficial prefere não assinar.
Após os eventos de Thunderbolts*, ela parece ter perdido parte do controle sobre seus ativos, o que explicaria por que Charles está em campo buscando novos recrutas com superpoderes.
A hipótese de que Valentina está tentando montar uma nova versão dos Thunderbolts ganha força com tudo isso.
Por que Luke Cage aceitou?
Essa é a questão que a série ainda não respondeu, mas há pistas. Na segunda temporada de Luke Cage, o herói enfrentou o próprio irmão, Willis Stryker, o Cascavel, que usava uma armadura desenvolvida pela Hammer Industries.
Derrotado, Stryker foi enviado para a Balsa, a prisão de segurança máxima do MCU onde ficam detentos com poderes.
A Balsa é exatamente o tipo de lugar onde Valentina ou Charles poderiam cruzar com Stryker e usá-lo como moeda de troca para colocar Luke a serviço deles. Se o irmão está envolvido, faz sentido que Cage tenha topado ir ao exterior para manter ele sob os olhos.
Dario Scardapane também sinalizou que tem “uma história guardada na cabeça” envolvendo a personagem de Julia Louis-Dreyfus em Demolidor: Renascido, o que reforça que o papel de Valentina nesse universo ainda está longe de terminar.