Executivos da ABC tentaram barrar primeira cena de Meredith e Derek em Grey’s Anatomy

Greys-Anatomy-temporada-1 Executivos da ABC tentaram barrar primeira cena de Meredith e Derek em Grey’s Anatomy

Hoje é difícil imaginar Grey’s Anatomy começando de outra forma. A cena de abertura do primeiro episódio, A Noite de um Dia Difícil, virou uma das mais lembradas da história dos dramas médicos.

Meredith Grey, vivida por Ellen Pompeo, acorda após uma noite casual com Derek Shepherd, personagem de Patrick Dempsey. Minutos depois, o público descobre que é o primeiro dia dela como interna cirúrgica no hospital Seattle Grace. E, para piorar, o homem com quem ela acabou de passar a noite é o chefe da neurocirurgia.

A sequência ajudou a definir o tom ousado da série criada por Shonda Rhimes. Mas, nos bastidores, a cena quase foi cortada.

Resistência dentro da ABC

Segundo um trecho do livro How to Save a Life: The Inside Story of Grey’s Anatomy, escrito por Lynette Rice e publicado pela Entertainment Weekly, executivos da ABC questionaram duramente a abertura do piloto.

Um ex-executivo do estúdio relatou que houve debates intensos sobre a revelação do envolvimento entre Meredith e Derek. De acordo com ele, muitos homens na liderança da emissora queriam remover a cena por considerarem inadequado mostrar a protagonista nessa situação logo no início da série.

A preocupação era a imagem da personagem principal. Para parte dos executivos, isso poderia afastar o público.

Shonda Rhimes relembrou o episódio no livro:

“Fui chamada para uma sala cheia de pessoas que disseram: ‘Você não pode colocar uma mulher na televisão que fez sexo com um cara na noite anterior ao primeiro dia de trabalho’.”

Ela também contou que ouviu argumentos de que “esse tipo de mulher” não seria bem recebido pela audiência. Na época, Rhimes ainda estava no começo da carreira como produtora de TV, o que tornava a pressão ainda maior.

A resposta que encerrou o assunto

Quem ajudou a virar o jogo foi Betsy Beers, parceira criativa de Rhimes e produtora da série.

Durante a discussão com os executivos, Beers decidiu contar uma experiência pessoal semelhante. A atitude mudou o clima da reunião.

Rhimes relatou no livro:

“O momento em que soube que Betsy Beers e eu seríamos amigas para o resto da vida foi quando ela disse que tinha transado com um cara na noite anterior ao primeiro dia de trabalho.”

Segundo a criadora, a história desconcertou os presentes e ninguém voltou a tocar no assunto depois disso.

A cena permaneceu intacta e foi ao ar em 2005. Duas décadas depois, com a 22ª temporada estreando em 2025, fica claro que a decisão não prejudicou o sucesso da série.

Grey’s Anatomy está disponível no Disney+.

Deixe um comentário