
O diretor James Cameron contou como foi difícil convencer Arnold Schwarzenegger a aceitar Jamie Lee Curtis no elenco de True Lies, o filme de ação de 1994.
Em entrevista à Vanity Fair, o cineasta revelou que o astro não ficou muito empolgado com a ideia no início, e até tentou barrar a escalação.
Cameron contou que pensou em Jamie Lee Curtis logo de cara para viver Helen, a esposa do personagem de Schwarzenegger, mas a reação do ator, segundo o diretor, não foi das melhores.
“A primeira pessoa que me veio à cabeça foi a Jamie Lee Curtis. Parecia óbvio, né? Mas o Arnold disse: ‘Acho que não’. Eu não ouvi isso dele diretamente, veio do agente. Ele achava que ela era bonita demais e não combinava com o papel de dona de casa.”
Mesmo assim, Cameron decidiu seguir seu instinto. Ele testou várias atrizes, mas acabou voltando para Curtis.
“Assisti de novo a um filme da Jamie e tive certeza que era ela. Peguei um voo pra Los Angeles, marquei uma reunião com o Arnold e perguntei: ‘Você confia em mim?’. Ele disse que sim. Então falei que tinha que ser a Jamie. Ele levantou, apertou minha mão e saiu. Foi meio frio, mas ele aceitou.”
O diretor contou que, depois de alguns dias de filmagem, Schwarzenegger mudou completamente de opinião.
“Três dias depois ele veio falar comigo e disse: ‘Eu estava errado’. Foi ótimo ver isso acontecer.”
Outro impasse com Arnold

Mesmo depois de resolver a questão do elenco, Cameron passou por outro momento tenso. O agente de Jamie Lee Curtis pediu que o nome da atriz aparecesse acima do título do filme, junto com o de Schwarzenegger, algo que o diretor achava que o astro jamais aceitaria.
“O agente dela disse que bastava eu tentar pedir durante a pós-produção. Então eu perguntei ao Arnold: ‘Você consideraria colocar o nome da Jamie junto com o seu?’. Ele ficou em silêncio por uns segundos e depois respondeu: ‘A Jamie está espetacular no filme. Ele é o que é por causa dela. Eu ficaria honrado em ter o nome dela comigo no título.’”
Um sucesso de bilheteria
True Lies foi lançado em 1994 e consolidou ainda mais a parceria de Cameron e Schwarzenegger, que já haviam trabalhado juntos em O Exterminador do Futuro e O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final.
O longa custou cerca de US$ 120 milhões e arrecadou US$ 380 milhões ao redor do mundo. Hoje, o filme está disponível no Disney+.
Atualmente, James Cameron se prepara para lançar Avatar: Fogo e Cinzas, o próximo capítulo da franquia de sucesso criada por ele.