
A Disney mostrou mais uma vez seu compromisso com ações sociais durante o período de festas de fim de ano. A empresa, que tem uma longa história de apoio a causas comunitárias, celebra quase 80 anos de parceria com o projeto norte-americano Toys for Tots, responsável por levar alegria a milhões de crianças em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa, chamada Disney Ultimate Toy Drive, é uma das principais campanhas de doação da companhia e faz parte da cultura de voluntariado que envolve funcionários e artistas do grupo, conhecidos como Disney VoluntEARS.
Parceria nasceu após a 2ª Guerra Mundial
A história dessa colaboração começou logo após a Segunda Guerra Mundial. Em 1947, o major da reserva do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, Bill Hendricks, criou o programa Toys for Tots com o objetivo de levar brinquedos para crianças carentes durante o Natal.
Um ano depois, o projeto se tornou nacional, e Walt Disney decidiu contribuir de uma forma especial: pediu que os artistas de seu estúdio criassem materiais para divulgar a campanha.
Dessa ideia surgiram os primeiros pôsteres natalinos com personagens como Mickey e Pato Donald, além do famoso trenzinho vermelho ilustrado, que até hoje é o símbolo oficial da ação.

Desde então, a Disney passou a apoiar o projeto de várias formas, produzindo anúncios, participando de campanhas públicas e incentivando o espírito de solidariedade entre gerações.
Durante a Segunda Guerra, os estúdios Disney já haviam colaborado com os esforços militares, criando filmes de treinamento e mais de 1.200 brasões personalizados para unidades das Forças Armadas. Essa tradição de contribuir com causas sociais se manteve firme ao longo dos anos.
De acordo com o historiador Jeff Kurtti, autor do livro From All of Us to All of You, publicado em 2018, “Walt continuou apoiando o Toys for Tots por toda a vida, participando de campanhas e ajudando a espalhar a mensagem de generosidade para milhões de pessoas nos Estados Unidos”.
Hoje, o espírito solidário da empresa se mantém vivo, e além de manter o apoio à organização, também ampliou suas ações para o mundo todo.
Disney Ultimate Toy Drive
Em sua edição mais recente, a Disney arrecadou mais de 500 mil brinquedos em todo o planeta, sendo 400 mil deles destinados diretamente ao programa Marine Toys for Tots nos Estados Unidos.
A campanha conta com a dedicação de milhares de funcionários e colaboradores voluntários, que dedicam tempo e esforço para levar um pouco de magia às famílias que mais precisam. No último ano, foram mais de 3 mil horas de trabalho voluntário apenas nessa iniciativa.
Em 2025, a empresa prepara uma nova edição especial da campanha, com o “Holiday Magic Tour”, uma turnê de ações comunitárias que vai percorrer várias regiões do mundo. A ideia é promover eventos, doações e experiências que tragam alegria a crianças e famílias durante o fim de ano.
A Disney afirma que o ato de doar faz parte da sua identidade e que continuar apoiando comunidades ao redor do mundo é uma prioridade. A empresa ressalta que cada brinquedo doado representa uma chance de transformar o Natal de uma criança e espalhar o verdadeiro significado da magia das festas.
Para saber mais sobre a campanha e outras ações sociais da companhia, acesse Disney.com/HolidayMagic.