
O ator Jeremy Renner, que interpreta o Gavião Arqueiro nos filmes e séries da Marvel, enviou uma notificação extrajudicial à cineasta Yi Zhou, após ela fazer acusações públicas contra ele.
As acusações vieram à tona há poucos dias, quando Yi Zhou publicou prints de conversas em seu Instagram e em uma entrevista ao Daily Mail que Renner teria enviado fotos íntimas e a colocado em uma situação de medo durante uma visita à casa dele. A diretora também afirmou que o ator a ameaçou, dizendo que poderia denunciá-la à imigração norte-americana.
Logo depois, um representante de Jeremy Renner negou todas as alegações.
Agora, segundo o Deadline, o advogado do ator, Marty Singer, enviou uma notificação extrajudicial exigindo que Yi Zhou pare de citar o nome de Renner em seus projetos e publicações. No documento, Singer afirmou:
“Você não tem nenhum relacionamento pessoal com meu cliente, além de um encontro breve e totalmente consensual em julho de 2025.”
O advogado também declarou que Renner apenas aceitou participar do documentário de Zhou sobre a Disney, chamado Masters of Cinema 2: Chronicles of Disney, e que nunca teve envolvimento com outro projeto da diretora, especialmente com o filme feito com uso de inteligência artificial, Stardust Future: Stars and Scars.
“Meu cliente gentilmente aceitou apoiar sua carreira participando do documentário sobre a Disney. Descobrimos que você está afirmando, falsamente, que ele narrou um longa totalmente feito por IA. Ele não tem conhecimento e não participou de nenhuma animação gerada por IA ou outro projeto com você, exceto o documentário da Disney.”
Singer completou dizendo que, se Zhou continuar a usar o nome, imagem ou voz de Renner em qualquer produção que não seja o documentário, poderá enfrentar uma ação judicial milionária por uso indevido da imagem do ator.
O advogado ainda alertou que as “ameaças contínuas” da diretora poderiam resultar em medidas legais adicionais, incluindo uma ordem de restrição.
A versão da diretora

Yi Zhou, por sua vez, respondeu dizendo que foi ela quem enviou uma notificação extrajudicial a Renner em outubro.
Ela afirmou ao Deadline que o ator assinou um contrato de participação em setembro, autorizando o uso de sua voz e imagem não só em Chronicles of Disney, mas também em “obras derivadas ou relacionadas” ao projeto.
De acordo com Zhou, Stardust Future seria uma continuação direta de Chronicles of Disney. Ela também mostrou um documento com uma assinatura “JR”, que, segundo ela, pertenceria a Jeremy Renner, embora o site ressalte que não conseguiu confirmar a autenticidade da assinatura.
O Deadline informou que a equipe de Renner acredita que a voz do ator pode ter sido recriada por inteligência artificial sem consentimento. Yi Zhou negou a acusação e afirmou:
“Não é permitido usar IA para reproduzir a voz de alguém sem autorização. Isso é ilegal.”
Zhou também disse que a inteligência artificial é usada apenas nas partes criativas e visuais de suas produções. “De forma alguma a IA pode gerar capturas de tela ou contratos assinados. Isso seria falsificação de documentos e é contra a lei.”
Novos detalhes deixam a história ainda mais confusa
A Variety havia noticiado em outubro que Renner seria o narrador de Stardust Future, interpretando o “Oráculo do Tempo”, personagem que guia o público por uma história que vai desde a origem do universo até o ano 2080.
Já o advogado de Renner afirmou ao Deadline que o ator apenas concedeu uma entrevista e foi informado de que o conteúdo seria usado exclusivamente no documentário da Disney.
A situação ficou ainda mais confusa após o site de fofocas TMZ divulgar trechos da carta de Singer, alegando o inverso, ou seja, que Yi Zhou teria enviado “centenas” de mensagens de teor sexual a Jeremy Renner. Segundo o TMZ, a diretora teria exigido que o ator parasse de espalhar informações falsas sobre ela e deixasse de fazer ameaças ou tentativas de chantagem.