
A atriz Famke Janssen, que viveu Jean Grey nos filmes originais de X-Men, contou por que não pretende participar de Vingadores: Doomsday. O novo filme da Marvel vai reunir boa parte do elenco clássico da franquia, mas o nome dela ficou de fora da lista.
Em outubro, Janssen já havia confirmado que a Marvel nunca entrou em contato com ela sobre um possível retorno. Agora, em entrevista ao canal do YouTube de Kristian Harloff, a atriz foi ainda mais direta: ela não tem interesse em voltar ao papel.
“Eu não costumo olhar pra trás em nada do que já fiz, gosto de olhar pra frente,” contou Janssen. “O momento que eu vivo agora é muito diferente. Trabalhei como produtora executiva e designer de figurino em Império de Amsterdã, e até dirigi um videoclipe em que canto e danço. Depois de 80 filmes, acho que conquistei meu espaço pra poder ter voz criativa nas produções das quais participo.”
A atriz explicou que, nesse novo momento, ela quer continuar criando e tendo liberdade artística, algo que dificilmente teria em um projeto da Marvel.
“Eu gosto de poder dizer ‘isso precisa mudar’, ou ‘precisamos de mais diversidade aqui’. É incrível ter esse tipo de controle. Então, voltar pra um papel pequeno, com poucas falas, simplesmente não me interessa.”
O controle criativo na Marvel
Quando foi questionada se voltaria para o Universo Cinematográfico da Marvel, Janssen disse que não teria espaço para exercer esse tipo de influência dentro de uma produção tão controlada.
“Eu não seria chamada pra Doomsday com esse tipo de liberdade. Eles não querem isso de mim,” explicou.
Mesmo assim, ela afirmou que não está totalmente fechada para participações menores.
“Não sou contra fazer parte de um elenco divertido ou de um projeto leve, mas agora acabei de filmar um longa na Bulgária chamado One Second After, e também desenhei minhas roupas pra esse filme. Eu adoro esse lado criativo e quero continuar explorando isso.”
Enquanto Janssen segue focada em seus próprios projetos, Vingadores: Doomsday continua a todo vapor e chegará aos cinemas em dezembro de 2026. A produção trará de volta personagens dos X-Men, além de heróis e vilões do universo principal da Marvel, em mais um grande crossover do estúdio.