
Lançado em 2016, Zootopia foi um sucesso gigante da Disney, ultrapassando a marca de 1 bilhão de dólares nas bilheteiras e se tornando o filme original mais lucrativo do ano. Mesmo com o sucesso, a empresa demorou para expandir o universo da história. Só em 2022 o público voltou a esse mundo com a minissérie Zootopia+, lançada no Disney+.
Agora, quase dez anos depois, Zootopia 2 finalmente está a caminho, e a sequência trará uma curiosidade que remonta ao primeiro filme.
Jared Bush, que codirigiu o original ao lado de Byron Howard e Rich Moore, revelou que a equipe ignorou completamente uma ordem da Disney durante a produção.
Em entrevista à SFX Magazine, Bush contou que o estúdio tentou impor um limite ao uso de trocadilhos com nomes de animais no roteiro.
“Eu adoro um trocadilho. No primeiro filme, recebemos uma nota dizendo: ‘Vocês só podem ter cinco trocadilhos no filme.’ Isso é absolutamente verdade. Era bem no começo. A gente ignorou essa ordem e colocou um bilhão deles,” disse o diretor, rindo.
O festival de trocadilhos em Zootopia

Quem assistiu ao filme sabe que a equipe levou a brincadeira a sério. O longa está repleto de nomes e referências adaptadas ao mundo animal.
Desse o nome da cidade natal da coelha Judy Hopps, à trilha do seu iPod que inclui bandas como Fleetwood Yak, Guns N’ Rodents e Mick Jaguar.
As piadas também aparecem nos detalhes de fundo, com versões “animalizadas” de marcas e empresas famosas, como eBray, Itreea, Trader Doe’s, Mousy’s e Zuber. Há até um pôster anunciando um show dos Roaring Stones.
Na época, a própria equipe de marketing entrou na brincadeira e lançou pôsteres de Zootopia parodiando os indicados ao Oscar, reforçando o tom bem-humorado do filme.
O retorno do humor animal em Zootopia 2

Com Jared Bush agora atuando como diretor e também roteirista principal da continuação, os fãs já esperam ainda mais jogos de palavras na sequência.
O diretor brincou que até cogitou chamar o novo filme de Zoo2pia, só para provocar os executivos.
Zootopia 2 chega aos cinemas brasileiros no dia 27 de novembro de 2025, e o primeiro filme segue disponível no Disney+.