
Oscar Isaac, que interpretou o piloto Poe Dameron na última trilogia lançada de Star Wars, comentou novamente sobre sua relação com a franquia e com a Disney. O ator admitiu que se arrepende de uma fala antiga em que disse que só voltaria à saga “se precisasse comprar outra casa”.
Em entrevista à GQ, Isaac reconheceu que exagerou na época. “É, essa foi uma frase bem simpática, né? Jesus Cristo. As pessoas te perguntam coisas, você responde sem pensar muito. Eu disse algo meio babaca,” afirmou o ator, rindo da própria declaração.
Mesmo demonstrando arrependimento, ele também deixou claro que, no momento, não tem tanta vontade de trabalhar novamente com a Disney.
“Eu estaria aberto a isso, mas agora não estou tão aberto a trabalhar com a Disney. Se eles conseguirem se acertar e, sabe, não cederem ao fascismo, seria ótimo,” comentou.
O termo “fascismo” parece ter sido usado de maneira figurada, como uma crítica a atitudes autoritárias ou à supressão de opiniões nos Estados Unidos. Historicamente, o fascismo foi um regime político totalitário surgido na Itália na década de 1920, marcado pelo controle do Estado sobre a sociedade, censura e repressão a qualquer forma de oposição.
Embora tenha sido publicada só agora, essa entrevista aconteceu dois dias depois de a Disney e a ABC suspenderem o apresentador Jimmy Kimmel, decisão que foi bastante criticada.
A atriz Tatiana Maslany, de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, e Mark Ruffalo, o Hulk do MCU, também se manifestaram contra a postura da empresa, com Tatiana inclusive fazendo campanha para que as pessoas cancelassem suas assinaturas do Disney+.
Oscar Isaac reforçou que ainda poderia conversar sobre um possível retorno a Star Wars. “Se isso mudar, sim, eu estaria aberto a ter uma conversa sobre uma galáxia muito, muito distante. Ou sobre outras coisas,” disse o ator, sugerindo que “outras coisas” poderiam se referir ao personagem Marc Spector, de Cavaleiro da Lua, série da Marvel no Disney+ que há tempos os fãs pedem uma segunda temporada.
Retorno a Star Wars

Com o retorno de Jimmy Kimmel à TV e a situação aparentemente mais estável nos bastidores da Disney, há quem acredite que Oscar Isaac possa reconsiderar e voltar tanto ao MCU quanto à galáxia de Star Wars.
O ator sempre foi elogiado por sua atuação como Poe Dameron, e muitos fãs ainda esperam vê-lo novamente após os eventos de A Ascensão Skywalker.
No meio do ano, ele chegou a comentar sobre essa possibilidade, dizendo que voltaria à franquia se o projeto realmente valesse a pena.
“Eu voltaria a fazer Star Wars se houvesse algo bom para fazer com isso. É sobre ter algo no filme que me faça querer acordar de manhã e ir trabalhar. Algo que me motive até o fim,” declarou.
Atualmente, Oscar Isaac aparece em Frankenstein, de Guillermo del Toro, e segue sendo um dos nomes mais cotados de Hollywood tanto para produções da Disney quanto para projetos independentes.