
Depois de sete episódios, Uma Mente Excepcional encerrou a primeira parte da segunda temporada com o capítulo “Aquele que Escapou”, que traz um caso diferente do habitual para Morgan (Kaitlin Olson) e o time de Crimes Graves: o roubo de um quadro avaliado em 22 milhões de dólares. AVISO: Spoilers a seguir!
A obra, um Rembrandt, desaparece de um museu local, e os donos, o casal Linda (Tricia O’Kelley) e Greg Foster (Joel de la Fuente), estão desesperados. Morgan percebe que havia pinturas muito mais caras no local, então o roubo não parece ter sido por dinheiro, e sim por motivos pessoais.
Para ajudar na investigação, entra em cena o especialista em recuperação de arte Rhys Eastman (Aiden Turner), contratado pela seguradora dos Fosters. Ele acredita que o ladrão vai entrar em contato para tentar vender a pintura, e a equipe passa a monitorar seus passos.
Logo descobrem uma conexão com um ladrão em série conhecido como Jean Baptiste, que já tinha deixado pistas parecidas em outro crime. Daphne (Javicia Leslie) encontra um novo detalhe: um homem chamado Ari Weisman (Jon Abrahams) processou os Fosters, alegando ser o verdadeiro dono do quadro.
Segundo ele, a pintura pertencia à família de sua avó Miriam (Rita Zohar), que viveu em Cracóvia e perdeu tudo durante o Holocausto, inclusive o Rembrandt. Morgan tenta ajudar, mas a situação complica quando o suposto comprador do quadro marca um encontro misterioso com Rhys.
No local, ninguém aparece, mas o diretor do museu entrega a Rhys um envelope com instruções e um pedido de meio milhão de dólares. Ao voltar à delegacia, Morgan é repreendida em público pelo capitão Wagner (Steve Howey), que extrapola na bronca. Irritada, ela sai para esfriar a cabeça e acaba encontrando Rhys em um bar.
Entre um drink e outro, ele conta que sofria bullying na infância e que a arte era sua forma de escapar. Os dois se aproximam, mas Morgan desconfia quando percebe algo estranho. Ao notar sinais de que Rhys pode ser o ladrão, ela recebe uma ligação de Karadec (Daniel Sunjata): um corpo acaba de ser encontrado no museu.
O mistério da mochila de Roman

Enquanto o caso do Rembrandt toma forma, o enigma envolvendo Roman Sinquerra continua. Logo no início do episódio, Arthur (Mekhi Phifer) liga para Morgan e avisa que está sendo seguido desde que entregou a ela a mochila de Roman. Ele pede cuidado, e Morgan decide restringir a investigação às pessoas em quem realmente confia.
Selena (Judy Reyes), Daphne (Javicia Leslie) e Oz (Deniz Akdeniz) analisam o conteúdo da mochila, mas quase tudo parece sem importância. Até que encontram uma foto de um homem que coincide com um registro antigo.
Enquanto isso, Ava (Amirah J) descobre o cartão de Arthur no quarto de Morgan e resolve ligar para ele, que fala bem de Roman e diz que os três precisam conversar pessoalmente, mas avisa que há coisas perigosas envolvidas.
Mais tarde, Arthur entra em seu carro e dá de cara com o homem da foto (John Pyper-Ferguson), que o ameaça para que pare de investigar a mochila. O episódio termina nesse ponto, com Arthur em perigo e Morgan sem saber da nova ameaça.
Um final cheio de reviravoltas

Assim como na primeira temporada, a Parte 1 do segundo ano termina com um grande suspense envolvendo o caso de Roman e o novo personagem Rhys, que pode não ser quem diz ser. Ainda não está claro se ele agiu sozinho ou faz parte de uma trama maior.
A segunda metade da temporada de Uma Mente Excepcional está prevista para 2026, mas sem data confirmada. Até lá, os fãs vão precisar de paciência para descobrir o que realmente aconteceu com o Rembrandt, quem está por trás das ameaças e qual é o verdadeiro papel de Roman nessa história.