
O universo de Avatar sempre foi planejado como uma grande saga dividida em várias partes, mas em entrevista recente, James Cameron deixou claro que os próximos capítulos da franquia não são uma certeza absoluta.
O diretor revelou que, após o lançamento de Avatar: Fogo e Cinzas, marcado para dezembro, o futuro das continuações dependerá tanto do desempenho financeiro quanto de suas próprias escolhas criativas.
Cameron explicou à Variety que Avatar 2 (O Caminho da Água) e Avatar 3 foram pensados como uma grande história contínua, gravada praticamente em um mesmo período de produção.
Já Avatar 4 e Avatar 5 seriam uma nova fase, também dividida em duas partes, mas com um salto temporal após os acontecimentos do terceiro filme.
Apesar de já ter delineado esse arco, o diretor admite que tudo pode mudar dependendo da recepção do público e do retorno financeiro.
Segundo ele, “o grande ponto em tudo isso é: vamos ganhar dinheiro com Avatar 3? […] a questão é qual será a margem de lucro e quão forte será o incentivo para continuar nesse universo.”
Uma possível pausa

Um dos fatores que pesa nessa decisão é o orçamento. Cameron comentou que os custos de produção, especialmente relacionados a efeitos visuais, aumentaram de forma considerável nos últimos anos.
Isso pode levar a Disney e a própria equipe criativa a repensarem o cronograma.
“Há um argumento para dar uma pausa e entender como reduzir custos. Também há a possibilidade de fazer um filme menor, mais pessoal, enquanto isso se resolve. E, claro, existe o cenário em que, se houver enorme sucesso, partimos direto para Avatar 4 e Avatar 5”, disse o diretor.
Ao mesmo tempo em que cogita seguir em frente com os próximos longas, Cameron não descarta dedicar tempo a outros projetos.
Entre eles, está a adaptação do livro Fantasmas de Hiroshima, obra que ele já confirmou ter a intenção de dirigir.
Isso cria um impasse para o futuro da franquia da Disney. O próprio cineasta resumiu sua situação da seguinte forma:
“Se você interpretar isso como se eu estivesse em uma encruzilhada, é porque estou. Não está tudo definido.”
O que vem a seguir

Por enquanto, o público pode esperar o lançamento de Avatar: Fogo e Cinzas, que vai dar continuidade à história da família Sully e expandir o universo dos Na’vi.
O desempenho desse filme nos cinemas será decisivo para determinar se Cameron seguirá adiante com os dois próximos capítulos ou se a saga fará uma pausa antes de continuar.
Até lá, a incerteza paira sobre Avatar 4 e Avatar 5. O que Cameron deixou claro é que, embora a vontade de contar essa história exista, a viabilidade depende de fatores que vão além de sua criatividade.
Avatar: Fogo e Cinzas chega exclusivamente aos cinemas do Brasil no dia 18 de dezembro de 2025. Após a exibição nas telonas, o filme será lançado no Disney+, mas pode demorar até seis meses, assim como aconteceu com Avatar: O Caminho da Água.