
Mesmo tendo feito parte do elenco principal de Buffy: A Caça-Vampiros e depois de Angel, a atriz e modelo Charisma Carpenter revelou recentemente que só descobriu um dos acontecimentos mais importantes da série mais de 20 anos depois: a morte de Joyce Summers, mãe de Buffy.
A revelação surpreendeu todo mundo, já que Joyce foi uma das personagens mais importantes do núcleo familiar da Caça-Vampiros, e sua morte em “Este Corpo” (quinta temporada, episódio 16) ainda é lembrada como um dos momentos mais fortes da televisão.
Durante uma conversa no podcast The Sackoff Show, apresentado pela atriz Kate Sackoff, Carpenter contou que não tinha ideia do que havia acontecido com Joyce.
“Eu não fazia ideia de que Joyce, a mãe da Buffy, tinha morrido!”, disse a atriz.
Segundo ela, a descoberta aconteceu por acaso, durante um evento com Kristine Sutherland, intérprete da personagem. “Eu estava em um painel com a Kristine em Portland, dois anos atrás, e enquanto ela falava eu perguntei: ‘Você morre?!’ E ela respondeu: ‘Sim'”, relembrou Carpenter.
A atriz explicou que não acompanhava os episódios que não envolviam Cordelia Chase, sua personagem. Mesmo lendo os roteiros, ela se concentrava apenas nas falas e nas cenas em que aparecia. “Mesmo lendo os roteiros e decorando minhas falas, havia muitas coisas que eu não sabia porque não estava nas cenas”, contou.
Ela chegou a mencionar que só descobriu recentemente a existência de algumas cenas icônicas entre Buffy (Sarah Michelle Gellar) e Angel (David Boreanaz). “Eu nunca tinha visto aquela cena”, disse sobre um dos episódios da primeira temporada.
Para quem quiser assistir, a conversa está disponível no player abaixo:
Cordelia Chase no universo Buffy
Charisma Carpenter interpretou Cordelia Chase, que começou como uma líder de torcida arrogante e rival de Buffy, mas que depois ganhou um arco maior. A personagem evoluiu bastante, se aproximando do grupo principal e se tornando uma aliada importante na luta contra vampiros e outras ameaças sobrenaturais.
O sucesso da personagem levou Cordelia a se tornar parte do elenco de Angel, derivado direto de Buffy que, assim como a série principal, está disponível completa no Disney+.
Lá, ela deixou de ser apenas a garota popular e passou a integrar a equipe de investigações sobrenaturais de Angel, desempenhando papel fundamental nas tramas graças ao dom de ter visões que alertavam sobre pessoas em perigo.
Ausência de Charisma Carpenter no reboot de Buffy
Com o anúncio de um reboot de Buffy: A Caça-Vampiros, muitos fãs esperavam rever antigos personagens, mas Carpenter já confirmou que não está envolvida na produção de New Sunnydale.
“Tenho sido muito perguntada sobre isso, então resolvi esclarecer. Não estou no reboot. Não estou no piloto. Nem sei se o programa foi aprovado para virar série. Imagino que sim”, afirmou.
Apesar de já ter manifestado interesse em revisitar Cordelia para dar mais profundidade à personagem, a atriz disse que não foi chamada para participar dessa nova fase.
Até o momento, Sarah Michelle Gellar é a única do elenco original confirmada para retornar. Entre as novidades, o reboot trará Ryan Kiera Armstrong no papel de Nova, uma nova Caça-Vampiros criada especialmente para essa versão.
A morte de Joyce em Buffy

A morte de Joyce Summers foi um divisor de águas na série original. Ao contrário de outras perdas causadas por vampiros ou demônios, a morte da mãe de Buffy foi retratada como algo natural para mostrar a vulnerabilidade dos personagens mesmo em meio a um universo sobrenatural.
Para muitos fãs, o episódio “Este Corpo” marcou a série como um dos retratos mais fortes da dor e do luto já exibidos na televisão.
O fato de Carpenter não ter tido conhecimento desse acontecimento até recentemente mostra como, mesmo para atores que fizeram parte da produção, alguns elementos do universo de Buffy passaram despercebidos.