
Em Thunderbolts* finalmente descobrimos quem comprou a Torre dos Vingadores. Desde Homem-Aranha: De Volta ao Lar, lançado em 2017, já sabíamos que Tony Stark havia vendido o prédio que servia de base para os Heróis Mais Poderosos da Terra, mas a identidade do comprador só foi revelada em maio deste ano.
A dona do arranha-céu acabou sendo Valentina Allegra de Fontaine. Com a ajuda da organização O.X.E., ela reformou a torre e passou a usá-la como centro para experimentos nada confiáveis, incluindo a criação do Sentinela.
Depois de uma aliança forçada com os Thunderbolts, o local passou a servir como quartel-general dos “Novos Vingadores”.
Dentro dessa história, Val organiza uma festa em que exibe objetos ligados aos Vingadores, herdados junto com a antiga Torre Stark.
E, de acordo com o livro oficial The Art of Thunderbolts, uma das ideias iniciais era que o escudo destruído do Capitão América estivesse entre os itens em exposição.

O que aconteceu com o escudo do Capitão América
O escudo de Steve Rogers foi quebrado durante a batalha contra Thanos em Vingadores: Ultimato. Depois disso, nunca foi mostrado o que aconteceu com os pedaços do artefato. Quando Steve voltou ao presente já envelhecido, entregou a Sam Wilson uma nova versão, completa e aprimorada.
O motivo para o escudo não aparecer em Thunderbolts* provavelmente está ligado à decisão da Marvel Studios de não avançar mais no destino do Capitão até definir melhor sua participação em Vingadores: Doomsday, que, de acordo com mais de um insider, vai mesmo acontecer.
Em entrevista ao canal de Josh Wilding, o diretor Jake Schreier comentou sobre a ausência de conexões maiores com outras produções da Marvel, como Demolidor: Renascido.
“Nós estávamos cientes disso, com certeza”, disse Schreier. “Mas sentimos que a questão que sempre aparece nesses filmes é: ‘Por que tal personagem não estava lá?’ Existem muitas coisas acontecendo nesse universo, e sempre pensamos que nosso filme é muito fechado em si mesmo.”
Ele explicou que a história se passa em um período curto. “Tudo acontece em questão de poucos dias, então existe uma urgência no perigo e no problema que precisa ser resolvido. Tentamos criar uma trama em que esse vilão em específico fosse perfeito para os Thunderbolts, porque eles compartilham algum tipo de ligação ou entendimento sobre o que ele está passando.”
“Ninguém mais poderia chegar lá dessa forma. É um momento muito específico no tempo, e tudo acontece tão rápido que essas questões sobre lei marcial ou qualquer outra coisa não se aplicam. Está tudo dentro de uma tarde. Assim, conseguimos contar nossa história sem atropelar outras, e cada uma pode seguir seu próprio caminho.”
Quem está no time dos Thunderbolts*

Em Thunderbolts*, a Marvel reúne um grupo pouco convencional de anti-heróis: Yelena Belova, Bucky Barnes, Guardião Vermelho, Fantasma, Treinadora e John Walker. Presos em uma armadilha criada por Valentina Allegra de Fontaine, eles precisam se unir em uma missão perigosa que os força a encarar seus passados.
O elenco conta com Florence Pugh como Yelena Belova, Sebastian Stan como Bucky Barnes, David Harbour como Guardião Vermelho, Wyatt Russell como Agente Americano, Hannah John-Kamen como Fantasma, Olga Kurylenko como Treinadora, Julia Louis-Dreyfus como Valentina Allegra de Fontaine e Lewis Pullman como Bob/Sentinela.
O filme foi escrito por Eric Pearson, Lee Sung Jin e Joanna Calo, com direção de Jake Schreier, e já está disponível no Disney+.