
O Disney+ adicionou a página oficial de Avatar: Fogo e Cinzas, o terceiro capítulo da franquia criada por James Cameron. A novidade chama atenção por ter surgido com quatro meses de antecedência em relação à estreia do filme, que segue marcada para dezembro nos cinemas.
Na plataforma, por enquanto, só é possível assistir ao trailer oficial na aba “EXTRAS” e adicionar o título à seção “Minha Lista”. A página ainda não traz uma sinopse, elenco, ou qualquer outro conteúdo adicional.
A classificação indicativa exibida é 12 anos, mas essa informação se refere apenas ao trailer, não ao filme completo, que ainda será avaliado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para definir o limite de idade.
Para efeito de comparação, o segundo longa da franquia, Avatar: O Caminho da Água, disponível no Disney+, tem classificação indicativa de 14 anos, enquanto seu trailer na época foi classificado como “Livre”. Já o primeiro filme, lançado em 2009, aparece na plataforma com classificação de 12 anos.
A nova fase da franquia Avatar

A história de Avatar: Fogo e Cinzas acontece um ano depois dos eventos de O Caminho da Água e traz como tema central um conflito entre tribos Na’vi, apresentando uma guerra civil em Pandora. A novidade da vez são os Na’vi do fogo, também chamados de Povo das Cinzas, que vivem em regiões vulcânicas.
Segundo James Cameron, o objetivo é mostrar os Na’vi sob uma ótica diferente da que o público viu nos dois primeiros filmes. Ao contrário das tribos aquáticas e florestais, esse novo grupo é mais agressivo, com uma cultura militarizada e pouco receptiva a forasteiros. Ainda não há detalhes sobre seus costumes ou hierarquias, mas a ambientação em áreas vulcânicas traz um visual bem diferente do que estávamos acostumados, como visto no trailer oficial.
Jake Sully e sua família continuam no centro da trama, agora lidando com perdas recentes e a tensão crescente entre as diferentes tribos. A mudança de perspectiva proposta por Cameron deve ampliar a visão sobre o universo Na’vi, que até aqui foi mostrado de maneira mais idealizada.
A publicação antecipada da página no Disney+

Não é raro que filmes da Disney ganhem suas páginas no Disney+ bem antes da estreia nos cinemas. A plataforma costuma se preparar para grandes lançamentos com bastante antecedência, já que esse é o destino final das produções após o circuito nos cinemas.
No entanto, o surgimento da página de Avatar: Fogo e Cinzas não indica que o filme chegará mais cedo ao streaming. Diversos títulos da Disney estão com páginas criadas há meses e ainda não foram adicionados ao catálogo, como o live-action de Lilo & Stitch (marcado para 3 de setembro), Thunderbolts* (marcado para 27 de agosto), Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Zootopia 2, Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda, Elio e Tron: Ares.
O tempo entre o cinema e o Disney+ pode variar bastante
O intervalo entre a estreia nos cinemas e a chegada ao Disney+ varia de acordo com a estratégia da Disney para cada título. Filmes da Marvel, por exemplo, costumam levar entre 90 e 100 dias para aparecer no streaming. Mas Avatar: O Caminho da Água seguiu outro caminho: demorou 174 dias, quase seis meses!
Thunderbolts* também fugiu um pouco do padrão, com 117 dias entre o cinema e o Disney+. Isso pode ter sido apenas uma forma de evitar que o lançamento concorresse diretamente com Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, que chegou recentemente aos cinemas, mas também pode indicar um movimento da Disney para afastar o hábito dos fãs de simplesmente esperar três meses até o lançamento no streaming.
Para Avatar: Fogo e Cinzas, ainda não há nenhuma confirmação sobre o tempo que levará para chegar ao Disney+. Mas, seguindo o histórico da franquia, a espera pode ser muito mais longa do que nos filmes da Marvel.
Por enquanto, quem quiser acompanhar as novidades pode seguir a página oficial no Disney+ e assistir ao trailer, enquanto aguarda mais informações sobre a trama, os personagens e, claro, a estreia nos cinemas em 18 de dezembro de 2025.