
Com o lançamento do trailer de Cara de Um, Focinho de Outro, nova animação da Pixar prevista para 2026, o diretor Daniel Chong comentou os rumores sobre possíveis interferências do estúdio nos temas do filme, especialmente em relação às questões ambientais.
A declaração foi dada em entrevista ao Screen Rant, após uma publicação do The Hollywood Reporter sugerir que a Pixar teria pedido para suavizar esse tipo de conteúdo.
Daniel Chong negou que tenha enfrentado qualquer tipo de censura direta durante o desenvolvimento da animação. “Não tive a experiência de ser censurado ou de me pedirem para não fazer certas coisas”, afirmou.
Ele explicou que o processo criativo dentro da Pixar envolve muitas revisões e mudanças, o que pode dar a impressão de interferência externa. “Todo filme aqui passa por várias versões e acaba mudando muito ao longo do tempo”, disse o diretor.
Mesmo reconhecendo que, para quem está fora do estúdio, isso pode parecer uma forma de controle, Chong reforça que seu objetivo principal foi mantido. “As coisas que eu queria que o filme dissesse e transmitisse continuam nele, então isso é o mais importante que posso dizer sobre nosso processo”, completou.
O que as falas do diretor indicam sobre a produção
Nos bastidores da Pixar, o processo de criação costuma ser colaborativo e envolve sugestões de diferentes áreas. Segundo Chong, ele sentiu que manteve autonomia ao longo do desenvolvimento do projeto e não teve sua visão comprometida.
A fala também sugere que o estúdio, liderado por Pete Docter, continua buscando alinhar os projetos às intenções dos diretores, mesmo com possíveis ajustes ao longo do caminho. Para Chong, o ciclo de mudanças faz parte da construção natural de qualquer filme.
Polêmica sobre possíveis cortes de conteúdo ambiental
O debate começou após a reportagem do The Hollywood Reporter afirmar que a Pixar teria pedido à equipe de Cara de Um, Focinho de Outro para reduzir o peso dos temas ambientais. A reação da equipe criativa veio justamente para esclarecer o papel da empresa nesse tipo de decisão.
Sem detalhes específicos sobre o conteúdo cortado ou alterado, fica difícil saber com precisão o que foi ou não discutido. Mas, segundo o próprio diretor, a essência do filme continua ligada às ideias que ele desejava explorar.
O que esperar de Cara de Um, Focinho de Outro

A animação gira em torno de Mabel, uma jovem que usa tecnologia para transferir sua consciência para um castor robótico e assim interagir com o mundo animal. O enredo se conecta com questões de preservação da natureza, o que alimentou os comentários sobre possíveis interferências no tom ambiental da história.
Até que o filme estreie, não será possível saber o que foi mantido, modificado ou deixado de fora. O trailer, no entanto, já mostra uma ambientação que remete à vida selvagem e ao contato direto com a natureza, o que indica que esse tema continua presente na obra.
A animação estreia nos cinemas do Brasil em 5 de março de 2026.