
Detectamos uma atualização bizarra no Disney+. Na noite de ontem (15/07), nosso monitoramento exclusivo detectou que dois episódios da primeira temporada de A História de Deus com Morgan Freeman simplesmente sumiram do catálogo.
A série da National Geographic, apresentada pelo famoso ator, leva os espectadores a uma jornada pelo mundo para entender as conexões entre as diversas religiões existentes.
Em um momento em que o planeta parece dividido por crenças, a produção busca dialogar com xamãs, sacerdotes e fiéis sobre o que Deus significa para os bilhões de habitantes da Terra.
Os episódios que desapareceram

A História de Deus com Morgan Freeman foi lançada originalmente no Brasil pelo extinto Star+ em 2021. Com o encerramento do serviço em 2024, a série, assim como os demais conteúdos da plataforma, migrou para o Disney+.
Agora, cerca de um ano após essa migração, os episódios 4 (“Criação”) e 6 (“O Poder dos Milagres”) da primeira temporada desapareceram sem qualquer explicação.
No episódio “Criação”, o mistério do Gênesis leva o apresentador de Jerusalém à Turquia, em uma busca pelo Jardim do Éden e pelas origens da fé em um Deus único.
Já em “O Poder dos Milagres”, Morgan Freeman visita lugares místicos e conversa com pessoas comuns para investigar o papel do acaso, do livre arbítrio e do divino na ocorrência de milagres.
Um padrão que se repete no catálogo
Embora a remoção de conteúdos sem aviso prévio seja uma prática recorrente no Disney+, o caso de A História de Deus chama a atenção por se tratar de episódios isolados.
Normalmente, a plataforma remove filmes e séries por completo, ou, em alguns casos, temporadas inteiras. A remoção de capítulos avulsos é um caso mais raro.
A situação lembra a de Agentes do FBI, minissérie do FX em oito capítulos que, inacreditavelmente, está sem seu último episódio no catálogo desde outubro de 2024, deixando a história da produção sem um final para os assinantes.
Séries incompletas no Disney+

O problema, no entanto, não se limita a episódios soltos. Diversas outras produções disponíveis no Disney+ sofrem com a ausência de temporadas inteiras, deixando os espectadores com histórias pela metade.
Séries como Resident Alien, Holly Hobbie, COBRA, Obras do Nazismo (Nazi Megastructures) e Herdeiros da Noite são apenas alguns exemplos de títulos que estão incompletos na plataforma há meses, e em alguns casos, até anos, frustrando quem tenta acompanhar as tramas.