Por que Michael Grant sumiu de 9‑1‑1? O motivo real por trás da saída de Rockmond Dunbar

Michael-e-Athena Por que Michael Grant sumiu de 9‑1‑1? O motivo real por trás da saída de Rockmond Dunbar

A série 9-1-1 sempre apostou em situações surpreendentes. Desde o início, a produção criada por Ryan Murphy, Tim Minear e Brad Falchuk mostra tanto o dia a dia dos socorristas de Los Angeles quanto os dilemas pessoais que eles enfrentam fora do trabalho.

Entre os personagens principais, está Athena Grant, policial da LAPD interpretada por Angela Bassett. Ela aparece no episódio piloto como esposa de Michael Grant (Rockmond Dunbar) e mãe de May e Harry (Corinne Massiah e Marcanthonee Jon Reis).

Apesar da postura firme no trabalho, a vida pessoal de Athena logo se mostra complicada. Isso fica claro quando Michael conta aos filhos que é gay, mesmo ainda estando casado com Athena. A revelação leva ao divórcio, mas Michael continua presente na vida da família.

Mesmo sem ser socorrista, Michael teve papel fixo em 9-1-1 por bastante tempo. Mas, como acontece em muitas séries, personagens acabam saindo de cena. No meio da quinta temporada, Michael deixa tudo para trás e vai morar no Haiti com o novo noivo. A saída repentina no meio da temporada, e não no final, deu a entender que não foi algo planejado. E de fato, não foi.

Rockmond Dunbar saiu por não tomar vacina contra COVID-19

image-21 Por que Michael Grant sumiu de 9‑1‑1? O motivo real por trás da saída de Rockmond Dunbar

No fim de 2021, com a vacinação contra a COVID-19 em alta, os estúdios exigiam que elencos e equipes técnicas estivessem imunizados para garantir segurança nas gravações. 9-1-1, que envolve muitas pessoas nos bastidores e nas cenas, seguiu essa linha.

Rockmond Dunbar, no entanto, não quis tomar a vacina. Ele tentou conseguir isenção tanto por motivos médicos quanto religiosos, mas a Disney, que produz e distribui a série, negou os pedidos. Vale lembrar que ele não foi o único a recusar a vacina dentro da empresa. Letitia Wright, de Pantera Negra, também virou notícia por isso.

Com a negativa da Disney, o personagem de Dunbar foi tirado da série. Michael Grant se despediu indo para o Haiti e, desde então, não apareceu mais.

Na época, Dunbar divulgou um comunicado ao Deadline: “Pedi isenção religiosa e médica conforme previsto em lei, mas infelizmente meu empregador negou”. Segundo a publicação, ele não era visto como alguém radicalmente contra vacinas.

O caso ganhou novos contornos alguns meses depois, quando Dunbar abriu um processo contra a Disney, acusando a empresa de discriminação racial. Segundo ele, outros atores que não são negros teriam recebido isenção, o que não aconteceu com ele. No processo, ele ainda afirmou que sua religião, a Church of Universal Wisdom, deveria garantir essa isenção.

Em 2025, a ação ainda está em andamento. Uma das questões centrais que pode ir a julgamento é se a Disney violou a Lei dos Direitos Civis ao negar a isenção por motivos religiosos. Desde então, Dunbar apareceu em alguns filmes e séries, como o recente Até a Última Gota, de Tyler Perry, mas o andamento do processo ainda gera dúvidas sobre o rumo da sua carreira.

Saída de Michael ajudou a concentrar a série em outros pontos

Michael deixou 9-1-1 de forma repentina, o que pegou muita gente de surpresa. Mas como ele não era um socorrista, isso já criava alguns atritos dentro da história, principalmente em relação à Athena e ao novo marido dela, Bobby Nash (Peter Krause), que morreu na oitava temporada.

Michael sempre respeitou o trabalho de Athena e Bobby, mas também demonstrava muito medo pelos riscos envolvidos. Isso acabava limitando sua participação na série, já que esse medo era uma das poucas características do personagem que apareciam com frequência.

A série não tentou colocar outro personagem no lugar de Michael. E, ao retirá-lo da história, o foco se voltou para outros núcleos, sem grandes perdas no enredo.

Mesmo com o personagem vivo, a possibilidade de retorno parece remota. O processo aberto por Dunbar contra a Disney ainda está em aberto, o que torna difícil imaginar uma reconciliação. Ainda que Athena agora enfrente a perda de Bobby, é improvável que a série recorra a Michael para esse suporte.

Michael Grant entrou de forma inusitada em 9-1-1 e saiu do mesmo jeito. E assim, provavelmente, deve continuar fora do radar da série.

Deixe um comentário