
O último episódio de Coração de Ferro trouxe novidades importantes para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), incluindo a primeira aparição de Mephisto, interpretado por Sacha Baron Cohen. Assim como nos quadrinhos, o personagem surge como alguém que faz acordos em troca da alma dos outros.
Parker Robbins, o Capuz, foi um dos que fizeram esse tipo de acordo. Em troca de poder, recebeu o manto que o tornaria uma ameaça mágica. Já Riri Williams fez um pacto para trazer sua melhor amiga, Natalie, de volta à vida, e conseguiu.
O que ainda não está claro é o que significa, de fato, “vender a alma” nesse contexto. A dúvida agora é se Riri também vai começar a ser corrompida aos poucos, como aconteceu com Parker, ou se esse foi apenas um evento isolado.
Um detalhe na cena final
Um detalhe visual chamou a atenção dos fãs: no fundo da cena final, é possível ver o manto de Parker Robbins sobre a armadura de Riri. Isso levanta uma série de possibilidades.
Será que ela está pilotando o traje enquanto usa o manto? A ideia é reforçada pelo fato de que, momentos antes, Riri aparece estudando equações mágicas. A junção de tecnologia e magia pode estar se tornando parte do novo caminho da personagem.
Essa imagem também remete a uma fase conhecida dos quadrinhos chamada Infamous Iron Man, quando Victor Von Doom usou um traje similar ao do Homem de Ferro, junto com sua clássica capa.
Riri pode estar seguindo um rumo parecido, o que pode levá-la a um tipo de atuação mais ambígua dentro do MCU.
Criador da série comenta decisão de Riri
Em entrevista ao Collider, o produtor executivo Ryan Coogler explicou o que está por trás da escolha de Riri ao aceitar o acordo com Mephisto.
“Ela vê o Capuz no pior momento, entende o que esse pacto significa e mesmo assim faz isso por alguém que ama. Isso mostra o quanto ela se importa com essa pessoa”, disse.
“É uma forma de sacrifício que só faz sentido com esses personagens. Foi um jeito interessante de introduzir um personagem tão poderoso quanto Mephisto por meio de um acordo”, completou Coogler.
Série mistura ciência com elementos sobrenaturais
Coração de Ferro se passa depois dos eventos de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Na história, Riri Williams (Dominique Thorne) retorna a Chicago e acaba se envolvendo com o enigmático Parker Robbins, o Capuz.
A série mostra como a jovem, que é um gênio da engenharia, passa a lidar com situações envolvendo magia, indo além da ciência. Essa combinação de tecnologia e forças místicas é uma das marcas da produção.
O elenco ainda conta com Lyric Ross, Alden Ehrenreich, Regan Aliyah, Manny Montana, Matthew Elam e Anji White. A roteirista-chefe é Chinaka Hodge, com direção de Sam Bailey e Angela Barnes.
Todos os episódios de Coração de Ferro estão disponíveis no Disney+.