Cruella De Vil é uma das maiores vilãs da Disney de todos os tempos. É provável que seja uma das mais cruéis de todas, quando pensamos que seu hobby é matar filhotes de cachorros para transformá-los em casacos de pele. Quando crianças, a história dos pequenos dálmatas parecia fofa e com um final feliz, mas não devemos esquecer o objetivo da vilã aqui.
Após o sucesso de Malévola, a vilã de A Bela Adormecida, e Arlequina, pareceu certo trazer outra grande antagonista aos cinemas, agora em mais uma versão live-action. A produção já ganhou fotos, pôster e trailer, dando aos fãs pequenos vislumbres do que virá por aí e já podemos reunir algumas informações sobre Cruella.
Data de Lançamento
Começando pelo começo, ontem ficamos sabendo que Cruella chegará no dia 28 de maio simultaneamente aos cinemas e ao Disney+ via Premier Access, algo semelhante ao que o estúdio fez com Raya e o Último Dragão e o que fará com Viúva Negra.
Para saber tudo sobre o Premier Access, veja esse artigo:
• Entenda o que é o Premier Access (Acesso Premium) do Disney Plus
História
O filme de Malévola humanizou a vilã, transformando-a em uma mãe preocupada e vingativa que sofreu muito no passado. Como humanizar uma mulher que queria assassinar 99 filhotes de Dálmatas para transformá-los em casaco? Nada justificaria as intenções de Cruella, o que deixa a Disney com duas opções: abraçar a maldade de Cruella ou justificar sua insanidade mental e transformar em uma mulher que precisa de cuidados psiquiátricos.
Podemos esperar uma análise psicológica profunda da personagem, algo que comece a explicar sua obsessão em matar filhotes fofos e adoráveis. Pelo primeiro trailer, o filme não parece interessado em criar uma vilã simpática, mas sim mergulhar no visual punk de Cruella.
Produção e Direção
A equipe que comanda os bastidores de Cruella é um detalhe à parte da produção. O roteiro foi escrito por Tony McNamara, responsável pelo roteiro de A Favorita, sucesso absoluto do Oscar 2019. O filme foi um dos últimos trabalhos de Emma Stone, que viverá a protagonista da Disney. O humor ácido de McNamara será acalmado por Dana Fox, roteirista de produções como Encontro de Casais e Como Ser Solteira.
O que já era interessante fica ainda mais, quando descobrimos que o roteiro foi criado pela showrunner de Crazy Ex-Girlfriend, Aline Brosh McKenna, e pela roteirista de Venom e 50 Tons de Cinza, Kelly Marcel.
A direção fica por conta de Craig Gillespie, nome responsável pelo sucesso absoluto de Eu, Tonya, filme que trazia mulheres fortes como as protagonistas.
A Sinopse
A descrição oficial do filme diz:
“Cruella é sobre os dias rebeldes de uma das mais notáveis e estilosas vilãs, a lendária Cruella de Vil. Ambientado em Londres de 1970, na cena da revolução do punk rock, o filme acompanha uma jovem vigarista chamada Estella, uma garota esperta e criativa determinada a construir uma reputação com seus designs. Ela faz amizade com dois jovens ladrões que apreciam seu apetite por travessuras e juntos eles podem construir uma vida nas ruas de Londres. Um dia, o talento de Estella chama a atenção da Baronesa von Helllman (Emma Thompson), uma lenda da moda. A relação das duas inicia uma cadeia de eventos e revelações que leva Estella a aceitar seu lado malvado e se tornar a vingativa Cruella”.
Filme da Moda
Aqui não usamos a expressão no sentido figurado, mas sim literal. Cruella é uma vilã, mas também é uma ícone feminista, sempre andando vestida com alta costura. Uma das frases que chama atenção no trailer foi tirada da música ‘I Am Woman‘, de Helen Reddy e diz “I am woman, hear me roar” (eu sou mulher, me escute rugir). A música foi lançada em 1971 e se tornou um dos hinos do movimento feminista da época.
Jenny Beavan, vencedora de dois Oscars, ficará responsável pelo complexo figurino de Cruella no filme. Beaven também foi a responsável pelos figurinos de longas como O Discurso do Rei e o Sherlock Holmes de Robert Downey Jr.
• Calendário de Lançamentos Disney+ e Cinemas 2021 – Atualizado
Inspiração
Ao que tudo indica, Cruella será inspirada em Vivienne Westwood, uma estilista inglesa que levou o movimento punk para as passarelas nos anos 70. Seus trajes traziam muito as cores preto e vermelho, com correntes, detalhes em couro e roupa rasgada, algo bem característico da vilã.
Glenn Close
O live-action de 1996 pela Disney trouxe uma jovem Glenn Close como Cruella e foi um sucesso absoluto. Quando foi anunciado que a Disney faria mais uma versão do filme, mas voltada para Cruella, a preocupação dos fãs foi a de que a protagonista escolhida não chegasse aos pés de Glenn Close.
Foi então que a Disney mostrou o porquê de ser uma das maiores empresas do mundo e colocou Close na produção do novo filme. Dessa forma, o melhor dos dois mundos estará em Cruella, que também conta com Emma Stone na produção executiva.
Elenco
Além de Stone, o filme trará a Baronesa von Helllman de Emma Thompson. Outros nomes são Joel Fry e Paul Walter Hauser como Jasper e Horace, os capangas de Cruella. Mark Strong será Boris, um personagem que ainda não teve sua descrição divulgada.
Pôsteres Oficiais
Trailers
Foram lançados até o momento dois trailers oficiais, que você pode conferir aqui nas versões dublado e legendado:
• Trailer de ‘Cruella’: Emma Stone dá Vida a uma das Vilãs Mais Famosas da Disney
• Cruella: Saiu o Segundo Trailer do Live-Action com Emma Stone, Confira!
Cruella chegará aos cinemas e ao Disney+ via Premier Access em 28 de maio deste ano.
Veja Também
• Entenda o que é o Premier Access (Acesso Premium) do Disney Plus
• Cruella: Trailer com Emma Stone Supera ‘Malévola’ e ‘Aladdin’ em Visualizações
• Cruella Recebe a Maior Classificação Indicativa da Franquia 101 Dálmatas
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus