
O trailer de Coração de Ferro, nova série da Marvel Studios para o Disney+, foi liberado no YouTube essa semana e já soma milhões de visualizações. Mas, junto com a atenção, também veio uma grande quantidade de reações negativas. Até o momento, o vídeo original em inglês acumula mais de 5,9 milhões de views, 155 mil curtidas, e 238 mil dislikes.
Não há um motivo claro para essa enxurrada de dislikes, mas os comentários mostram que os críticos estão incomodados com diversos elementos, desde a escolha da trilha sonora até o design da armadura da protagonista, Riri Williams.
Um dos comentários mais curtidos diz: “Mantenha suas expectativas baixas para não se decepcionar.” Outro aponta para o atraso no lançamento: “Não acredito que isso foi filmado há três anos e só está saindo agora.”
Também há críticas à fala da personagem no trailer, em que diz querer criar algo icônico — seguida pela construção de uma armadura parecida com a de Tony Stark. “‘Quero criar algo icônico’… Cria algo que já existe”, ironiza um usuário.
Há ainda quem se incomode com a repetição de falas que reforçam a genialidade de Riri: “Quase toda fala nesse trailer é alguém dizendo o quanto ela é um gênio.”
Por outro lado, há comentários positivos elogiando o envolvimento do produtor Ryan Coogler (Pantera Negra) e comemorando o retorno de Jim Rash como o reitor do MIT.
O que é Coração de Ferro
Com seis episódios, Coração de Ferro acompanha Riri Williams após os eventos de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. De volta a Chicago, ela cruza o caminho de Parker Robbins, o Capuz, que promete ajudá-la a desenvolver suas invenções.
A série é criada por Chinaka Hodge e tem no elenco Dominique Thorne, Anthony Ramos, Alden Ehrenreich, Lyric Ross e Regan Aliyah. A estreia está marcada para 24 de junho no Disney+.
Não é a primeira vez que isso acontece

Casos como esse têm se repetido em projetos recentes da Marvel. Em 2023, o trailer de As Marvels também recebeu uma onda de dislikes, com reações negativas centradas em seu elenco majoritariamente feminino e diverso.
Outras produções como Agatha Desde Sempre e Mulher-Hulk: Defensora de Heróis também foram alvo de campanhas parecidas.
O fenômeno também não é exclusividade do MCU. O trailer de Branca de Neve, por exemplo, acumulou mais de 1 milhão de “não curtidas” nas primeiras 24 horas após a divulgação, um número muito superior às 81 mil “curtidas” recebidas.
Em muitos casos, as críticas vêm acompanhadas de termos como “woke”, usados por parte do público como forma de rejeição a temas ou personagens ligados a pautas progressistas.
Naturalmente, esses bombardeios de dislikes e críticas negativas não têm relação direta com a qualidade do conteúdo, até porque muitas vezes ocorrem antes da estreia. No caso de Coração de Ferro, a série ainda não foi lançada oficialmente.
O racismo e a misoginia é uma desgraça. Homens que nasceram de uma mulher que odeiam todas as mulheres. Pessoas sendo racistas sendo que algumas dessas pessoas nem brancas são.